A Polícia Civil de Santa Catarina esclareceu, em menos de 24 horas, um grave crime de extorsão mediante sequestro com resultado morte, ocorrido na noite da última sexta-feira (13). O caso foi investigado pela Delegacia de Roubos e Antissequestro (DRAS), da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC).
A vítima, um jovem de 21 anos, foi atraída por um conhecido sob o pretexto de receber o pagamento de uma dívida, mas acabou sendo sequestrada por ele e outros dois homens. Durante o sequestro, a vítima foi obrigada a realizar transferências bancárias e a pedir dinheiro a amigos. Além disso, os criminosos usaram seu cartão de crédito para diversas compras.
Após cerca de três horas em poder dos criminosos, o jovem foi levado a uma região rural isolada, próximo ao Rio do Braço, em Santo Amaro da Imperatriz, onde foi executado com um disparo de revólver.
No sábado pela manhã, a Polícia Civil foi comunicada do homicídio e iniciou as investigações. Em ação rápida e coordenada, todos os envolvidos foram identificados e presos ainda no mesmo dia.
Segundo a DRAS/DEIC, três homens foram os autores diretos do sequestro e do assassinato. Outros dois indivíduos foram detidos por auxiliarem na movimentação dos valores roubados, emprestando suas contas bancárias. Um adolescente de 15 anos também foi conduzido por receptação de objetos da vítima.
As investigações apontam que a motivação do crime estaria relacionada a dívidas de jogos de apostas. Os autores presos têm entre 20 e 24 anos, e apenas um deles já possuía antecedentes criminais, por tráfico de drogas.
Os cinco adultos foram autuados em flagrante por extorsão mediante sequestro com resultado morte, crime que prevê pena de 24 a 30 anos de reclusão, e serão apresentados à Justiça.