Representantes da Polícia Militar estiveram em reunião no Centro Empresarial de Chapecó (CEC) no fim da tarde desta quarta-feira (23), para manifestar o reconhecimento pelo apoio à instalação em Chapecó do Colégio Militar. Participaram do encontro o futuro diretor da escola, major José Luiz Valério, e o subdiretor, sargento Flávio Marinho.
O major Valério agradeceu o apoio e disse que o CEC foi uma das primeiras instituições que se manifestou favorável à implantação do estabelecimento. Também indicou que estão abertas, até esta sexta-feira (25), 70 vagas para o sexto ano e mais 70 para o sétimo ano do ensino médio. Já o sargento Marinho salientou que houve procura por espaços que pudessem receber a nova unidade, com a opção pela Escola de Educação Básica Professora Zitta Flach, instalada na Avenida Getúlio Vargas, no Bairro Passo dos Fortes.
No encontro, foram destacadas as condições e a localização adequada da escola para receber em 2025 a sétima unidade do Colégio Militar Feliciano Nunes Pires, criado em 1984 e que já atua em Blumenau, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages e Laguna. Também foi assinalada, na reunião, a disponibilidade de espaço condizente na Escola Zitta Flach e houve a definição de envio de expediente ao governador Jorginho Mello enfatizando a importância da iniciativa e as condições ideais que a localização definida possui.
A matrícula e as aulas
As aulas serão ministradas no período da tarde, sem haver qualquer contratempo para os atuais alunos, parte dos quais poderá frequentar o novo colégio. A matrícula dos alunos para o próximo ano letivo pode ser feita até esta sexta-feira (25), através do site www.pm.sc.gov.br/concursos.
O Colégio Militar será mantido pela Polícia Militar de Santa Catarina e por meio de convênios e outras parcerias. Terá, também, a participação de uma entidade a ser criada, a Associação de Pais, Professores e Amigos (APPA). O corpo administrativo deverá ser composto de policiais militares da ativa e da reserva e bombeiros militares da reserva.