
Uma operação envolvendo diversas forças de segurança foi deflagrada na manhã desta terça-feira (27) em Chapecó. A ação, denominada Operação Fio Seguro, contou com a participação da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros, Policia Militar Ambiental, Polícia Militar Rodoviária e Guarda Municipal.
O objetivo da operação é combater os furtos recorrentes de fiação elétrica — especialmente fios de cobre — e reprimir pontos suspeitos de receptação do material. Conforme o delegado regional da Polícia Civil, Rodrigo Moura, a ação é uma resposta à demanda da sociedade chapecoense, que tem enfrentado prejuízos em cadeia devido aos furtos desse tipo de material.
afirmou o delegado.
“A operação surgiu de uma investigação da Delegacia de Roubos e visa reprimir locais que estariam adquirindo e revendendo de forma irregular fios de cobre e outros materiais usados em redes de energia e internet”
Durante a operação, foram apreendidos cerca de 150 quilos de fios de cobre em um dos locais investigados. O material, considerado expressivo, passará por perícia da Polícia Científica e será posteriormente destruído.
Segundo Rodrigo Moura, os crimes de furto qualificado podem ter penas de até oito anos de prisão. O delegado reforçou que o furto de fios, além de afetar diretamente os proprietários, causa prejuízos generalizados à população, como a interrupção de serviços e a falta de iluminação em vias públicas e residências.
Até o momento, não houve prisões em flagrante. Os indivíduos identificados como suspeitos de receptação serão ouvidos nos próximos dias e seguem sendo investigados pela Delegacia de Roubos.
A operação reforça o compromisso das forças de segurança em atuar de forma conjunta para reduzir esse tipo de crime e minimizar os impactos à população.