






Com 28 °C, o sábado (11) ensolarado recebeu a tão esperada estreia do hipismo na Efapi do Brasil. O calor intenso não intimidou os atletas, que brilharam nas pistas, nem afastou o público, que se encantou e se emocionou ao ver de perto toda a elegância e o charme das competições. O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, aproveitou a cerimônia de abertura da modalidade para anunciar uma grande novidade: a pista de rodeios da Efapi, que também recebe o hipismo, será coberta para as próximas competições e não sofrerá com imprevistos por conta de mudanças climáticas. O investimento, realizado em parceria com o Governo do Estado, será de R$ 5 milhões.
Rodrigues assistiu às provas e destacou o crescimento do hipismo na região. “É importante termos essa oportunidade, tanto para os criadores quanto para os atletas. Além disso, é um espetáculo à parte”, afirmou.
Uma reivindicação antiga
O secretário de Agricultura e coordenador do agronegócio da feira, Mauro Zandavalli, explica que a inclusão do hipismo na Efapi era uma demanda antiga. “E veio para ficar, somando à grandiosidade da feira. É uma prova clássica, muito bonita e com uma estética totalmente diferente”, completou.
Júlia Tiecher, de 11 anos, participou das provas de 80 cm e 60 cm e afirmou que ficou empolgada com a experiência. “Eu amo, é o meu esporte favorito.” Outra participante, Helena Backes, também de 11 anos, veio de Florianópolis para competir. “Vim aqui para competir e está muito divertido. Faço dois anos que monto e já participei de outros eventos em Chapecó”, disse.
Dedicação e comprometimento
A cavalaria da Polícia Militar participou do evento, com atletas em algumas modalidades. O comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Santa Catarina, tenente-coronel Rafael Antônio da Silva, destacou o orgulho da PM em integrar o evento na Efapi do Brasil.
“Isso demonstra a dedicação e o comprometimento dos nossos policiais, que, mesmo após longas horas de serviço, competem nas provas, mostram preparo, disciplina e amor pelo que fazem. A experiência com os cavalos aprimora habilidades essenciais para o policiamento”, explicou.
Modalidade que transmite harmonia e respeito
Para Natália Wiggers, uma das organizadoras que faz parte da Sociedade Chapecoense de Hipismo, o resultado superou as expectativas. “Nossa primeira experiência foi maravilhosa. Contamos com o apoio do poder público, dos atletas, profissionais e instrutores que trabalharam muito para chegarmos até aqui. Conseguimos realizar uma prova especial para todas as categorias”, conta. O hipismo ainda é uma modalidade nova, mas o público começou a entender melhor como o esporte funciona. “É muito gratificante ver uma modalidade que transmite tanta harmonia e respeito integrar uma feira como a Efapi”, ressaltou. As provas de hipismo aconteceram ao longo de todo o sábado (11), segundo dia da Efapi do Brasil.