
Um motorista de 45 anos foi flagrado na noite de terça-feira (23) transportando ilegalmente 360 garrafas de vinho argentino na BR-282, em Chapecó (SC). A carga foi descoberta após policiais rodoviários federais suspeitarem do excesso de peso de uma minivan com a suspensão visivelmente baixa.
Durante a abordagem, o condutor informou que pegou a mercadoria em Dionísio Cerqueira, cidade na fronteira com a Argentina, e que receberia R$ 1 mil pelo transporte até Lages. Segundo ele, o local exato da entrega seria informado por telefone quando estivesse próximo ao destino. O motorista alegou que não conhecia pessoalmente quem o contratou.
Diante da irregularidade, ele foi encaminhado à Polícia Federal em Chapecó, onde deve responder pelo crime de descaminho — caracterizado pela entrada de produtos no país sem o pagamento dos devidos impostos.
As 360 garrafas foram apreendidas e levadas ao depósito da Receita Federal em Joaçaba. De acordo com o Ministério da Fazenda, o limite legal de importação de bebidas alcoólicas para consumo próprio é de 12 litros por pessoa ao mês.
