
Ouvintes do programa Som e Café News, da Rádio Oeste Capital, encaminharam informações sobre um possível crime ambiental no Distrito de Marechal Bormann, em Chapecó. Diante da situação, a reportagem entrou em contato com a Polícia Militar Ambiental, que confirmou, por meio de nota oficial, a existência da ocorrência e detalhou as providências tomadas.
Conforme o 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, as primeiras denúncias chegaram ainda no final de janeiro. A equipe passou a investigar a situação após relatos de mortandade de peixes e adoecimento de animais que utilizavam a água para dessedentação na região.
Durante as diligências, foram localizadas duas empresas na Linha Serrinha, próximas ao ponto indicado nas denúncias, que estavam causando poluição em rios da área. Uma delas lançava efluentes sem o devido tratamento no Lajeado Serrinha. Em outro estabelecimento, vazamentos em tanques de óleo atingiam o Lajeado Bormann. Ambos os cursos d’água deságuam no Rio Lajeado Carneiro, que estava sendo diretamente afetado pelos poluentes.
A Polícia Ambiental realizou coletas de água para análise laboratorial e constatou a contaminação, o que pode ter causado a morte dos peixes e os problemas nos animais. Diante do flagrante, foram aplicadas medidas administrativas, como a interdição imediata dos lançamentos de efluentes e a autuação por infração ambiental.
Os documentos relacionados às infrações serão encaminhados ao Poder Judiciário e ao Ministério Público para as medidas cabíveis.