
O Delegado de Polícia Federal Philipe Suriano dos Santos, em entrevista exclusiva para o ClicRDC, detalhou as informações sobre a apreensão de cédulas falsas em Chapecó, e também falou dos cuidados que as pessoas, e os empresários devem ter. Philipe fala ainda dos agravantes que uso, comercialização das mesmas podem ocorrer.
Na sexta-feira (11), um homem de 23 anos, natural do Rio de Janeiro, foi preso em flagrante ao receber, pelos Correios, uma encomenda contendo 10 cédulas falsas de R$100. Na segunda-feira (08), um adolescente de 16 anos foi apreendido em situação semelhante: ele também recebeu 10 cédulas falsas, escondidas em um livro.
As ações foram possíveis graças ao trabalho de inteligência da PF, que identificou objetos postais com indícios suspeitos por meio de ferramentas de análise de dados. Os policiais federais foram até os endereços de entrega e realizaram as abordagens no momento em que os destinatários recebiam os pacotes.
As cédulas foram apreendidas e serão submetidas à perícia. O homem foi indiciado pelo crime de moeda falsa e encaminhado ao sistema prisional. O adolescente foi levado à Polícia Civil para os procedimentos legais.
A Polícia Federal alertou sobre o aumento significativo da circulação de notas falsas na região e orientou que comerciantes e moradores redobrem a atenção ao receber dinheiro em espécie. Caso uma nota suspeita seja identificada, o cidadão deve evitar repassá-la e acionar imediatamente as autoridades.
Fonte: ClicRDC – Gionei Argenta