
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Chapecó está implementando motolâncias para agilizar o atendimento à população. A iniciativa, liderada pelo médico responsável, Dr. Luan Carlesso, e com o apoio do Diretor Geral do SAMU em Santa Catarina, Dionísio Medeiros, busca reduzir o tempo de resposta e melhorar a qualidade do serviço de urgência e emergência.
Segundo Dionísio Medeiros, já foram implantadas 18 motolâncias em todo o estado, com o objetivo de diminuir a dor e as sequelas dos pacientes e familiares. Em Chapecó, uma terceira ambulância está prevista para chegar em breve.
O Dr. Luan Carlesso explicou que as motolâncias permitirão um deslocamento mais rápido no trânsito da cidade, garantindo uma chegada mais ágil aos locais de ocorrência. Os profissionais que atuarão nas motolâncias são técnicos de enfermagem da Prefeitura Municipal de Chapecó, que passaram por um curso intensivo na sede da Uniprf em Florianópolis, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal.
O investimento por motocicleta, incluindo a aquisição, equipamentos, transformação e materiais, gira em torno de R$120 mil. O governo do estado já está repassando as duas motocicletas ao município, que agora se prepara para ativá-las e colocá-las em operação.