
Um vazamento de amônia em uma empresa localizada no acesso Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó, mobilizou o 6º Batalhão de Bombeiros Militar na manhã desta quinta-feira (18). A ocorrência, classificada como atendimento a produtos perigosos, foi registrada por volta das 7h35 e atendida pela guarnição do OBM Chapecó – Centro.
No local, os bombeiros confirmaram o vazamento do produto químico por meio de uma válvula de alívio externa e em pontos da tubulação dos compressores, na casa de máquinas da empresa. De acordo com relatos de colaboradores, o problema teve início após uma pane elétrica que paralisou os condensadores, enquanto os compressores permaneceram em funcionamento, ocasionando aumento de pressão no sistema.
Na chegada da guarnição, dois trabalhadores utilizavam o sistema hidráulico preventivo para dispersão da amônia e informaram que os registros já haviam sido fechados. Os bombeiros constataram que, na primeira resposta à emergência, não houve utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) pelos colaboradores.
Após a inspeção do ambiente, a equipe verificou que o produto já estava disperso e que não havia pessoas no interior da edificação, não sendo registrados feridos. A área foi considerada segura após a avaliação, e a ocorrência foi finalizada sem necessidade de evacuação ou atendimento médico.











