
O 2° Batalhão de Polícia Militar de fronteira Chapecó, por meio do Sargento Marcelo Wundervald, vem realizando diversas ações voltadas à preservação da ordem pública e com o objetivo de salvar vidas, incluindo iniciativas no trânsito. Em Chapecó, diminuíram os números de acidentes comparado com o ano de 2024, em compensação, os índices mostram mais mortes no trânsito.
Segundo o Sargento Marcelo, são realizadas ações preventivas por meio de palestras em escolas, empresas, instituições e para a comunidade em geral, com foco na preservação da vida. Além disso, são realizadas barreiras policiais com o intuito de fiscalização veicular, buscando armas, pessoas com mandado de prisão ativo, fugitivos, transporte ilegal de drogas, entre outras situações.
O Sargento Marcelo destaca que Chapecó evoluiu em vários aspectos, mas a cultura de conduzir um veículo, se comportar como pedestre, ciclista ou motociclista ainda enfrenta dificuldades. Ele ressalta que o trânsito envolve a circulação de todos, com o dever do maior respeitar e cuidar do menor.
“A educação e as atitudes coerentes no trânsito começam pelos adultos nos seus exemplos para seus filhos, isso vem repercutir de forma positiva. Temos que mudar essa cultura de passar no sinal amarelo para o vermelho, acelerar que sempre dá tempo, usar o aparelho celular enquanto se conduz um veículo fingindo que não está acontecendo nada, ou atravessar a rua e achar que está tudo bem porque simplesmente estou sob uma faixa de pedestre. As ações são provindas de todos nós por meio das nossas atitudes”, afirma o Sargento Marcelo.
Referente ao aumento de acidentes com vítimas fatais, o Sargento Marcelo aponta diversos fatores, como pessoas inexperientes, o uso de substâncias químicas, a pressa, a imprudência e a imperícia de muitos motociclistas. Ele destaca o excesso de velocidade, a imprudência em fazer zigue-zague no trânsito, a falta de atenção à sinalização e outras infrações cometidas por motociclistas.
“Se queremos um trânsito mais humanizado depende da ação de cada um de nós. A Polícia Militar sempre desenvolve programas e projetos de educação no trânsito. É por isso que a Polícia Militar do estado de Santa Catarina convida você a fazer parte da redução de acidentes de trânsito. Programa-se ao sair de casa, organizando-se em sair mais cedo. Lembre-se, no trânsito pode estar o seu pai, sua mãe, seu irmão ou um filho. Quando falamos de trânsito falamos de vida, portanto cabe a cada um de nós colaborarmos em salvar vidas”, finaliza o Sargento Marcelo.
Fonte: ClicRDC
Por Gionei Argenta