OUÇA AO VIVO

InícioSEGURANÇA PÚBLICAServidor da Anvisa é suspeito de fraudar inspeção de navios em Porto...

Servidor da Anvisa é suspeito de fraudar inspeção de navios em Porto de SC

Foto: PF/Divulgação

Na manhã desta sexta-feira a Polícia Federal, deflagrou a Operação a Bordo destinada a combater crimes praticados no complexo portuário de São Francisco do Sul (SC). Segundo a PF, o inquérito policial instaurado em 2015 apura condutas irregulares de um servidor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ele foi preso em flagrante e será encaminhado
Presídio Regional de Joinville.

Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão. Cerca de 15 policiais federais participaram da ação, que contou com o apoio técnico da Anvisa.

De acordo com a PF, são apuradas condutas irregulares de um servidor da agência de vigilância sanitária na inspeção de navios que atracam no porto. O servidor teve as funções públicas suspensas nesta sexta-feira por ordem judicial.

- Continua após o anúncio -

Atuação

A Polícia Federal informou que a “atuação criminosa consistia na exigência de vantagens indevidas e na imposição de serviços extraordinários, visando à não autuação das embarcações e consequente liberação para prosseguirem o curso normal”.

Também foi objeto das investigações a prática de câmbio ilegal de moeda estrangeira e a solicitação de bens diversos, de procedência estrangeira, como cigarros, bebidas alcoólicas e até alimentos, por parte do responsável pelas inspeções a bordo.

Durante as investigações foram apreendidas bebidas, cigarros, dólares e reais.



Inspeções

De acordo com as investigações da PF, um dos indícios do cometimento dos ilícitos é que a quantidade de inspeções a bordo dos navios que atracam no porto de São Francisco do Sul é muito superior à média nacional, superam consideravelmente portos de maior movimento, sem justificativa.

Outra circunstância que chamou a atenção dos investigadores foi o fato de haver inspeções em finais de semana e feriados, quando não há expediente no posto local da Avisa. Os investigados poderão ser indiciados pelos crimes de concussão, corrupção ativa e prevaricação.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se