Scanner de bagagens é instalado no Fórum de Chapecó

O scanner registra imagem de todos os objetos existentes dentro de bolsas ou mochilas, independentemente do tamanho da peça

Foto: Divulgação/TJSC

Informações: TJSC

Um aparelho scanner de bagagens, também chamado de raio X, foi instalado junto à recepção do Fórum de Chapecó (SC). Com a instalação se encerra mais uma etapa do plano de melhorias na área da segurança na unidade jurisdicional. O equipamento é semelhante aos utilizados na área de embarque dos aeroportos. 

Foto: Divulgação/TJSC

O scanner registra imagem de todos os objetos existentes dentro de bolsas ou mochilas, independentemente do tamanho da peça, sem precisar tocá-las ou abri-las. Um policial acompanha o funcionamento e averigua as imagens, que ficam arquivadas no próprio equipamento. Os tipos de materiais, como metal, plástico e couro, por exemplo, são identificados por cores diferentes.

De acordo com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), a chegada do raio X completa o pacote de medidas para aumentar a segurança de usuários, servidores e colaboradores no prédio do fórum. O processo de melhorias na área de segurança teve início em 2018, com a criação do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS) do TJSC.