





A Guarda Municipal de Chapecó passa a contar, a partir desta terça-feira (9), com um veículo blindado para reforçar operações de maior complexidade e ampliar o apoio às forças de segurança do município. O equipamento, conhecido como Tsunami, foi entregue oficialmente ao prefeito João Rodrigues em uma cerimônia realizada no pátio da Prefeitura.
O veículo foi doado pela empresa de transporte de valores Prosegur. Segundo o gerente executivo Sandro Tadeu de Carvalho, a iniciativa surgiu após tratativas com o vice-prefeito Valmor Scolari. O blindado é um Mercedes-Benz 914, equipado com blindagem nas laterais e vidros, com resistência inclusive para calibres como fuzil 7,62, e possui certificações dos Ministérios do Exército, Justiça e Polícia Federal.
O prefeito João Rodrigues destacou que a chegada do Tsunami fortalece a política de segurança do município sem gerar custos de aquisição ao poder público. Conforme ele, a Prefeitura fará apenas adaptações, como a instalação de drone, giroflex e equipamentos específicos para garantir a ordem pública. “O veículo inibe o crime e amplia a estrutura de segurança de Chapecó”, afirmou.
O secretário de Segurança Pública, Clóvis Ari Leuze, ressaltou que, apesar de Chapecó não ter áreas de difícil acesso para as forças de segurança, o blindado será um importante instrumento preventivo, com baixo custo operacional. Já o comandante da Guarda Municipal, Luiz Antônio Stobe, informou que o veículo comporta quatro a cinco agentes e receberá armas longas, calibre 12, granadas, munição de efeito moral, gás e kit de primeiros socorros.
De acordo com o diretor de Segurança e Ordem Pública, Roger Lima, o Tsunami também deve contribuir para reforçar a segurança em jogos da Série A. A entrega contou ainda com a participação do vice-prefeito Valmor Scolari.












