
A Polícia Civil avançou na investigação dos fatos ocorridos na manhã de 27 de maio de 2025 em Chapecó. Na ocasião, um homem foi encontrado ferido nas proximidades da Avenida Fernando Machado e acabou morrendo antes de ser possível o socorro médico.
Conforme apurado, tanto a vítima quanto as pessoas investigadas eram usuárias de drogas e passaram a madrugada consumindo substâncias ilícitas na região dos fatos, área conhecida pela reunião de indivíduos com esta finalidade. Já no início da manhã, por volta das 6h20, teriam brigado por motivo banal. Nesse momento, um homem e uma mulher passaram a agredir a vítima com um capacete de motocicleta e uma arma branca do tipo faca.
O exame de necropsia confirmou que o falecido foi alvo de, pelo menos, três golpes de faca, cujos ferimentos penetrantes causados acabaram determinando a morte.
Após, todos os envolvidos se evadiram do local para uma rua próxima, onde continuaram reunidos e, mais uma vez, iniciaram uma briga, ocasião na qual a mulher investigada atentou contra a vida de um segundo homem, que foi ferido nas costas, fato capturado em vídeo, mas conseguiu fugir do local e buscar socorro.
Ao longo da semana que seguiu os fatos, a Delegacia de Homicídios – DH da Polícia Civil trabalhou com o intuito de obter provas e identificar os envolvidos, tendo o delegado de polícia responsável pelo caso representado pelas prisões temporárias de dois suspeitos. Expedidas as ordens de prisão do homem e da mulher autores, foram capturados respectivamente em 31 de maio e 1 de junho, com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal.
O homem morto tinha 20 anos e era natural de Xaxim. Já no tocante aos investigados presos, o homem tem 24 anos e é natural de Chapecó, ao passo que a mulher tem 41 e é natural de Quilombo. Ambos os presos permanecem presos aguardando a finalização do inquérito policial.
Com a elucidação desse caso, Chapecó permanece em 100% dos crimes de homicídio de 2025 resolvidos. Até o momento, são 9 mortes violentas no ano em Chapecó, sendo 6 homicídios de fato, 1 feminicídio e 2 casos de legítima defesa.
Trata-se do segundo melhor número da última década na cidade quando comparado o mesmo período dos últimos dez anos, o que coloca Chapecó dentre as melhores estatísticas dentre os municípios com população similar não apenas no Estado de Santa Catarina, mas em todo o Brasil. A redução dos crimes de homicídio e feminicídio (somados) de 2025 em comparação a 2024 é de 11% em Chapecó até o momento, e chega a superar 50% quando comparado com os piores números da década, como em 2015.