

A Polícia Militar Ambiental apreendeu 56 redes de pesca do tipo aviãozinho, 19 baterias e três embarcações durante uma operação de fiscalização em Imaruí, no Sul de Santa Catarina. A ação foi realizada na madrugada de terça-feira (27), por água e terra, para combater a pesca ilegal durante o período de defeso do camarão-rosa no Complexo Lagunar.
Durante a operação, três pessoas foram identificadas por infrações ambientais e deverão responder nas esferas administrativa e penal. Os camarões capturados na atividade irregular foram devolvidos ao habitat natural.
A fiscalização foi conduzida pela 3ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, com sede em Laguna. Os equipamentos utilizados na pesca irregular foram apreendidos administrativamente.
O período de defeso tem como objetivo proteger a reprodução das espécies e permitir a recuperação dos estoques naturais. A pesca em desacordo com as restrições estabelecidas pode prejudicar a conservação da fauna aquática e a sustentabilidade da atividade pesqueira.
A Polícia Militar Ambiental reforça a importância do cumprimento da legislação e destaca que as fiscalizações buscam coibir práticas ilegais e preservar os recursos naturais do Complexo Lagunar.











