Após um novo decreto entrar em vigor na sexta-feira (31), que estabelece que bares, restaurantes, lanchonetes e similares devem funcionar até as 18 horas no município, a Polícia Militar não atendeu ocorrências de desobediência. De acordo com a Polícia Militar, foram realizadas fiscalizações desde a sexta-feira, e todos os comerciantes foram colaborativos e cumpriram o decreto fechando os estabelecimentos no horário exigido, funcionando apenas por Delivery.
Segundo a PM, foram registradas somente duas ocorrências em postos de combustíveis, onde ocorreu uma resistência de clientes que compravam e queriam consumir no local, mas não houve dificuldade no atendimento dos fatos.
De acordo com a PM, o que chama atenção é o número de ocorrências ligadas às aglomerações e perturbações que passam de 100 por dia, e é bem comum famílias se reunirem em residências, para a realização de festas e churrascos em família.
Segundo o Major Antônio, o fato de o comércio e os bares estarem fechados as pessoas se reúnem em residências, e realizam reuniões e churrascos, onde muitos extrapolam o convívio familiar convidando pessoas próximas e amigos, gerando aglomerações que nesse período está proibido.
“A nossa grande dificuldade é convencer as pessoas que em sua residência, apesar de ser um local restrito não há como estar se aglomerando neste período de pandemia”, destacou o Major.
Ainda de acordo com a PM, das 18h de sexta-feira (31), até às 23h59 de domingo (2) foram atendidas 323 ocorrências no total, destas 125 somente de perturbação.