





A Polícia Federal, em parceria com a Receita Federal, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Agência Nacional do Petróleo (ANP), deflagrou na manhã desta quinta-feira (16) a Operação Alquimia, com foco na fiscalização de 24 empresas do setor sucroalcooleiro em todo o país.
O objetivo da ação é coletar e analisar amostras dos produtos fabricados, especialmente etanol, a fim de verificar a regularidade de suas composições químicas. A operação tem como pano de fundo os casos recentes de contaminação e desvio de bebidas alcoólicas por metanol, identificados desde o início de setembro.
Segundo as autoridades, os resultados obtidos pelas análises técnicas serão fundamentais para subsidiar investigações em curso da Polícia Federal sobre os episódios de adulteração.
Ao todo, cerca de 150 agentes participaram das ações, incluindo 80 policiais federais e 70 servidores de órgãos parceiros. As ações ocorreram em diversas cidades dos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Santa Catarina, incluindo: São Paulo, Guarulhos, Cotia, Sumaré, Limeira, Arujá, Colombo (PR), Campo Grande (MS), Várzea Grande (MT) e Cocal do Sul (SC), entre outras.
As investigações seguem em andamento, e novas fases da operação não estão descartadas.