quinta-feira, outubro 16, 2025
InícioSEGURANÇA PÚBLICAOperação Alquimia: PF investiga contaminação por metanol em bebidas alcoólicas

Operação Alquimia: PF investiga contaminação por metanol em bebidas alcoólicas

Força-tarefa reúne mais de 150 agentes em 24 cidades para coletar amostras e investigar possível adulteração e desvio de etanol


A Polícia Federal, em parceria com a Receita Federal, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Agência Nacional do Petróleo (ANP), deflagrou na manhã desta quinta-feira (16) a Operação Alquimia, com foco na fiscalização de 24 empresas do setor sucroalcooleiro em todo o país.

O objetivo da ação é coletar e analisar amostras dos produtos fabricados, especialmente etanol, a fim de verificar a regularidade de suas composições químicas. A operação tem como pano de fundo os casos recentes de contaminação e desvio de bebidas alcoólicas por metanol, identificados desde o início de setembro.

Segundo as autoridades, os resultados obtidos pelas análises técnicas serão fundamentais para subsidiar investigações em curso da Polícia Federal sobre os episódios de adulteração.

- Continua após o anúncio -

Ao todo, cerca de 150 agentes participaram das ações, incluindo 80 policiais federais e 70 servidores de órgãos parceiros. As ações ocorreram em diversas cidades dos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Santa Catarina, incluindo: São Paulo, Guarulhos, Cotia, Sumaré, Limeira, Arujá, Colombo (PR), Campo Grande (MS), Várzea Grande (MT) e Cocal do Sul (SC), entre outras.

As investigações seguem em andamento, e novas fases da operação não estão descartadas.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se