
O número de roubos no município de Chapecó (SC), em 2021, está acima do normal. A informação foi repassada pelo delegado Elder Arruda Chaves, da delegacia de Roubos e Furtos da Polícia Civil, em entrevista ao ClicRDC.
Segundo o delegado, 240 roubos foram registrados no município desde o início do ano. Ele conta, ainda, que 35 pessoas foram presas devido aos casos – muitas delas, responsáveis por mais de um roubo. Elder avalia que a maioria dos roubos são a pedestres durante a noite, principalmente em pontos de ônibus.
Como acontecem as investigações
Segundo o delegado, quando o suspeito não é preso em flagrante, a Polícia Civil inicia uma investigação. A partir do momento em que ele é identificado pelos policiais, acontece a representação pela prisão preventiva do autor.
Depois que a prisão acontece, Elder explica que o relatório de investigação é encaminhado para o Ministério Público (MP), que denuncia o indiciado. que oferece a denúncia contra o indiciado.
O juiz recebe a denúncia e o suspeito vira réu em um processo penal. De acordo com Elder, no final do processo, o autor pode ser condenado a uma pena que pode chegar a 10 anos de reclusão.
O delegado conta que há casos não tão frequentes em que os suspeitos demoram a ser localizados, pois desconfiam que existe um mandado de prisão em desfavor dele.
Perfil dos suspeitos
Elder conta que a maioria dos suspeitos de roubo são indivíduos que têm histórico pelo crime, “sendo pessoas com um grau de periculosidade alta, e que utilizam arma de fogo”. Segundo ele, os indivíduos que praticam este crime normalmente cometem mais de um roubo, e às vezes em conjunto com outros suspeitos.
Cuidados
O delegado orienta que para evitar este tipo de caso, as pessoas devem ter atenção.”Procurar permanecer em locais com mais pessoas, com luminosidade, a fim de evitar os roubos a transeuntes que estão sendo os mais comuns neste ano”, detalha.