OUÇA AO VIVO

InícioSEGURANÇA PÚBLICAMegaoperação em Chapecó e outros municípios de SC cumpre 49 mandados de...

Megaoperação em Chapecó e outros municípios de SC cumpre 49 mandados de prisão contra organização criminosa

Associação ao tráfico atuava dentro e fora da penitenciária de Chapecó


Uma megaoperação cumpre 49 mandados de prisão e 44 de busca em apreensão em seis municípios de Santa Catarina na manhã desta terça-feira (9). Segundo a Polícia Civil, a ação mira uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas e na associação ao tráfico que atuava dentro e fora da penitenciária de Chapecó, no Oeste do estado.

Conforme a Polícia Civil, 17 investigados já tinham sido presos até as 8h15. A operação mobiliza cerca de 200 policiais.

Durante as investigações, que começaram em 2022 e derem início à “Operação Anjo Negro, a polícia identificou uma complexa rede de criminosos ligados ao tráfico nas seguintes cidades, onde são cumpridos os mandados:

- Continua após o anúncio -
  • Campos Novos
  • Brusque
  • Chapecó
  • Celso Ramos
  • Rio do Sul
  • Araquari

Dos 49 mandados de prisão, segundo o delegado Adriano Almeida, 17 são de prisões preventivas.

“As prisões preventivas são em desfavor de presos, pessoas que estão dentro do sistema prisional, e que de alguma forma comandavam ou participavam do esquema de tráfico de drogas que ocorria nas ruas das cidades em que nós cumprimos os mandados”, explica.

Como era o esquema

De acordo com Almeida, o fluxo de envio de drogas era semanal, saindo das cidades de Joinville e Araquari, no Norte do estado, em direção ao Oeste de Santa Catarina.

“De dentro da cadeia, eles enviavam ordens para fora e administravam os pontos de droga. Um dos presos possuía uma ascendência maior na organização criminosa e organizava o tráfico em Campos Novos”, informa o investigador.

Os presos, de acordo com ele, usavam celulares dentro da penitenciária para enviar as ordens aos outros membros do grupo.

Até a última atualização da reportagem, os agentes já tinham apreendido maconha, cocaína, crack, duas armas de fogo e R$ 15 mil em espécie.

Por G1

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

146,000SeguidoresCurtir
103,500SeguidoresSeguir
55,600SeguidoresSeguir
12,800InscritosInscreva-se