




A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou nesta sexta-feira (5) a Operação “Nevoeiro”, voltada ao combate ao tráfico interestadual de drogas, associação criminosa e lavagem de dinheiro no Oeste catarinense. O alvo principal, apontado como líder da associação para o tráfico, foi preso preventivamente dentro de um avião no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), com apoio da Polícia Federal.
A operação é resultado da investigação que apura a responsabilidade pela logística e financiamento do transporte de 10 toneladas de maconha apreendidas no dia 13 de junho deste ano, em Joaçaba (SC).
Coordenada pela Delegacia de Repressão às Drogas da DEIC, a ação mobilizou diversas forças de segurança e resultou no cumprimento de:
- 1 mandado de prisão preventiva
- 12 mandados de busca e apreensão
- Sequestro de bens e valores até R$ 25 milhões
Os mandados foram cumpridos simultaneamente em Guarulhos (SP), Chapecó, Xanxerê, Ponte Serrada e Faxinal dos Guedes (SC).
Durante as buscas, foram apreendidos celulares, valores em espécie e quatro veículos. Também foram alvo de bloqueio judicial quatro empresas ligadas aos investigados – entre elas, postos de combustíveis, transportadoras e um bar sertanejo inaugurado recentemente em Chapecó, apontadas como fachadas para lavagem de dinheiro do tráfico de drogas.
Segundo a Polícia Civil, os indícios demonstram que essas empresas simulavam atividades comerciais para blindagem patrimonial e movimentação de valores ilícitos.
A operação contou com o apoio do SAER-Fron (Serviço Aeropolicial de Fronteira) e de diversas delegacias da região, além da Polícia Federal, responsável pela prisão no aeroporto.
Outros cinco investigados pelo transporte da carga já haviam sido presos e denunciados anteriormente.
“A operação representa mais um importante passo no desmantelamento de redes criminosas que atuam no narcotráfico em âmbito interestadual, reforçando o compromisso das autoridades policiais com o combate ao crime organizado e à lavagem de capitais”,
destacou o delegado Arthur Lopes, da DEIC.