Foto: Leonardo Vassoler/ClicRDC Foto: Leonardo Vassoler/ClicRDC
A Guarda Municipal de Chapecó completa, nesta segunda-feira (19), dez anos de história. Para celebrar a trajetória da instituição e planejar o futuro, uma solenidade, que contou com a presença do prefeito João Rodrigues (PSD), do Diretor de Segurança Clovis Ari Leuze, e das demais autoridades de segurança do município, foi promovida nesta manhã.
De acordo com o Comandante da Guarda Municipal, Roger Lima, durante os dez anos, a instituição evoluiu e ganhou o respaldo da comunidade chapecoense. “A Guarda Municipal tem atuado em diversas ações – não só na preservação do patrimônio, que é nosso principal objetivo, porém a viatura na rua acaba auxiliando a sociedade num todo”, afirma o Comandante.
Melhorias de viaturas e a instalação de um Canil para auxiliar nas ocorrências foram as duas novidades anunciadas pela instituição recentemente. “Com o decorrer do tempo, a Guarda Municipal foi se estruturando. Hoje a gente tem uma estrutura totalmente diferente do que tinha lá no início – o que nos tornou referência no Estado, junto com Florianópolis e Balneário Camboriú”, comenta Roger.
Ainda de acordo com ele, o projeto futuro da Guarda Municipal prevê a ampliação do efetivo, a busca de estrutura material, e criar novas parcerias junto às demais forças de segurança. Atualmente, há uma base fixa da instituição no Bairro Efapi, e duas bases de apoio no Terminal Rodoviário e no Calçadão.
Veja a entrevista com o comandante:
A Guarda Municipal foi criada em 2011, na gestão do então prefeito de Chapecó, José Claudio Caramori. Segundo o atual prefeito João Rodrigues – que participou da criação do projeto da instituição – a Guarda Municipal surgiu com um propósito, entretanto, ao longo dos dez anos, têm cumprido funções além da obrigação.
Acompanhe a entrevista com o prefeito: