OUÇA AO VIVO

InícioSEGURANÇA PÚBLICAFurto de fiação: Celesc registra aproximadamente 40 casos nos últimos dias

Furto de fiação: Celesc registra aproximadamente 40 casos nos últimos dias

Foto: Lidiane Pagliosa/ClicRDC

Nos últimos dias aumentaram os registros de furtos de fiação elétrica em Chapecó. Segundo a Celesc, foram registrados aproximadamente 40 casos dessa natureza na cidade. Os bairros mais atingidos são o Maria Goretti, Santa Maria e Presidente Médici. Na madrugada de sexta-feira (28), foram quatro chamadas no município.

“Audaciosos”, é assim que Luiz Paulo Gallon descreve os criminosos que realizaram o furto da fiação em sua casa. Morador do bairro Presidente Médici, Luiz foi uma das quatro vítimas dos criminosos na sexta-feira . Ele disse que durante a madrugada, percebeu um barulho estranho e verificou que as demais residências tinham energia elétrica, mas na dele não, então percebeu que haviam sido cortados os fios.  Luiz acionou a Polícia Militar, pois imaginou que os suspeitos poderiam estar na propriedade.  Aos policiais o morador relatou os fatos e registro o boletim de ocorrência.

Luiz ficou surpreso pela audácia dos criminosos que mesmo diante do risco de receber uma descarga elétrica praticaram o furto da fiação. O prejuízo para ele foi de aproximadamente R$ 80 reais, pois,  precisou comprar alguns materiais. Segundo o morador, a casa ficou sem energia das 3h da madrugada- horário que percebeu a ausência – até às 9h da manhã – quando a equipe da Celesc restabeleceu o fornecimento.

- Continua após o anúncio -

Furto

Segundo Paulo Giacomazzi, gerente do Núcleo Oeste da Celesc, as chamadas geralmente informam a falta de energia, quando a equipe chega ao local constata que ocorreu o furto. Os criminosos furtam o ramal, que é a ligação do poste da Celesc até a unidade consumidora. O corte da fiação é feito com a energia elétrica ligada e os ladrões levam os fios que são geralmente de cobre ou de alumínio. O crime, de acordo com o gerente, é praticado durante a noite e a madrugada.

A Celesc repõe o ramal furtado, pois, segundo Giacomazzi do poste até a residência cabe a empresa a responsabilidade. No entanto, o consumidor sofre com o transtorno, pois tem o fornecimento de energia comprometido até que a situação seja restaurada pela equipe.

Conforme o gerente, aumentaram os casos desse tipo de chamada, tanto que na última sexta foram registradas quatro ocorrências. “Não era algo que nos chamava atenção, eram casos esporádicos, mas nos últimos 40 dias aumentou a incidência e sempre acontecem durante a madrugada”, comenta.

Orientação

Para Giacomazzi a principal orientação é que, nestes casos, as pessoas denunciem as ações dos criminosos. A denúncia pode ser feita tanto para a polícia, quanto para a Celesc. Mas ele alerta que o consumidor não deve, em momento nenhum, reagir ou entrar em confronto com os ladrões.

Além disso, todos os casos atendidos pela empresa são comunicados aos órgãos de segurança. “Todo os casos a gente realiza o boletim de ocorrência, pois se estão roubando tem alguém que compra”, finaliza.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se