quinta-feira, maio 8, 2025
InícioSEGURANÇA PÚBLICAFacção catarinense e bicheiros gaúchos formam pacto criminoso e são alvos da...

Facção catarinense e bicheiros gaúchos formam pacto criminoso e são alvos da Polícia

Operação ORCRIM Zoológico cumpre 16 mandados em SC e RS e revela união entre facção do tráfico e contraventores do Jogo do Bicho para explorar caça-níqueis


Na manhã desta quinta-feira (08), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado – DRACO/DEIC, deflagrou a Operação ORCRIM Zoológico, um golpe contundente contra o crime organizado na Grande Florianópolis e com desdobramentos no Rio Grande do Sul. A ação cumpriu 16 ordens judiciais (11 de busca e apreensão e 5 de prisão) expedidas pela Vara Criminal da Região Metropolitana da Capital, após parecer favorável da 39ª Promotoria de Justiça.

A investigação da DRACO/DEIC revelou uma preocupante e inédita associação no estado: uma facção criminosa catarinense, já atuante no tráfico de drogas, expandiu seus tentáculos para a exploração de máquinas caça-níqueis, aliando-se a contraventores do tradicional Jogo do Bicho.

O levantamento policial apurou que a motivação dessa união criminosa era a expansão da área de atuação da facção, diversificando suas fontes de lucro para além do tráfico de drogas. Uma liderança da facção estabeleceu um acordo com os bicheiros para explorar conjuntamente pontos e máquinas caça-níqueis nas comunidades onde já exerciam controle do tráfico. Em contrapartida, a liderança e seu grupo criminoso receberiam 25% de todo o lucro auferido com os jogos de azar.

- Continua após o anúncio -

A operação mobilizou cerca de 80 policiais civis de diversas unidades especializadas da PC/SC (DEIC, DPGF, CORE, NOC) e contou com o apoio da DRACO do Rio Grande do Sul. As buscas foram realizadas simultaneamente nos municípios de Florianópolis, Palhoça, Governador Celso Ramos e em Caxias do Sul (RS).

Durante as diligências, 5 pessoas foram presas em razão dos mandados de prisão e um dos conduzidos ainda foi autuado por trafico de drogas. Ainda foram apreendidos diversos objetos de interesse crucial para a continuidade da investigação.

A equipe da DRACO/DEIC reitera seu firme compromisso com a sociedade catarinense no enfrentamento incessante às organizações criminosas que atuam no tráfico de drogas e no comércio ilegal de armas de fogo, demonstrando agora sua atuação também contra novas modalidades de exploração criminosa como a de jogos de azar. As investigações prosseguem com o objetivo de desmantelar completamente essa organização criminosa e responsabilizar todos os seus integrantes.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se