sexta-feira, fevereiro 20, 2026
InícioSEGURANÇA PÚBLICAEstudante de Direito é preso por liderar grupo que furtava módulos de...

Estudante de Direito é preso por liderar grupo que furtava módulos de caminhão em Chapecó

Investigação da Divisão de Investigação Criminal apontou atuação do grupo em Chapecó e região Oeste desde 2025

Fotos: Divulgação | PCSC

Um estudante de Direito, de 29 anos, foi preso na manhã desta sexta-feira (20) durante a Operação Última Parada, deflagrada pela Polícia Civil em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. Ele é apontado como líder de uma associação criminosa responsável por furtos de módulos de caminhão, receptação e outros crimes na região.

A ação foi coordenada pela Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Chapecó – Delegacia de Repressão a Roubos –, que cumpriu cinco mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva contra suspeitos moradores do bairro Efapi.

A investigação teve início em setembro de 2025, após a constatação de uma série de furtos de módulos de caminhão, principalmente em Chapecó, mas também em outras cidades do Oeste catarinense. Caminhões de uma grande empresa de transportes foram alvo recorrente do grupo. Cada módulo pode ter valor entre R$ 10 mil e R$ 60 mil.

- Continua após o anúncio -

Segundo a Polícia Civil, dois homens foram identificados como responsáveis diretos pelos furtos: o estudante de Direito, natural de Porto Alegre (RS), e um homem de 42 anos, natural de Pato Branco (PR), ambos com histórico criminal, principalmente por roubo e receptação. Os crimes eram praticados à noite, geralmente nos fins de semana, quando os caminhões estavam estacionados em postos de combustíveis ou empresas.

As investigações também identificaram um terceiro integrante, de 30 anos, natural da República do Paraguai, apontado como responsável por receptar os módulos furtados e revendê-los, dividindo os lucros com os demais envolvidos.

Durante o cumprimento dos mandados, que contou com a participação de cerca de 30 policiais civis de diversas unidades da região, também foi preso um jovem de 20 anos que possuía mandado de prisão preventiva pelo crime de tráfico de drogas, expedido pela comarca de São José.

Ele e a companheira, irmã de um dos alvos da investigação, foram presos em flagrante por tráfico de drogas após a apreensão de ecstasy, cocaína, maconha fracionada para venda e uma balança de precisão no quarto do casal.

Nas residências dos demais investigados, os policiais apreenderam armas de fogo sem registro, munições, dinheiro, aparelhos hospitalares receptados, rádios comunicadores e diversos módulos de caminhão furtados. Outras duas prisões em flagrante foram realizadas.

Ao todo, cinco pessoas foram presas, entre mandados de prisão preventiva e flagrantes. Os investigados permaneceram em silêncio durante o interrogatório e foram encaminhados ao sistema prisional de Chapecó, onde permanecem à disposição da Justiça.

O inquérito policial deve ser concluído no prazo de dez dias.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se