O Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires, que será instalada na escola Zitta Flach, no bairro Passo dos Fortes, em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, no período vespertino, atendendo alunos de 6º e 7º anos, está com as inscrições abertas para novos alunos. Conforme informações da Polícia Militar (PM), mais informações sobre as inscrições podem ser vistas no site https://www.pm.sc.gov.br/concursos. As inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-feira (14) e vão até o dia 25 de outubro.
Na manhã da última sexta-feira (11), o comandante do 4º CRPM, coronel Jorge Luiz Haack, o diretor da escola, major José Luiz Valério e o subdiretor sargento Flávio Marinho, acompanhados da deputada federal Caroline De Toni e a coordenadora da Gerência Regional de Educação (GERED), Jaqueline Weiler Brock, realizaram uma visita à estrutura do futuro colégio militar. Na sequência, cederam entrevistas a imprensa.
Conforme o coronel Jorge Luiz, a demanda pela instalação do colégio militar é um desejo antigo e que finalmente será concretizado, fruto de esforços conjuntos. “Após uma reunião com a deputada Carol, comando geral da PMSC, empresários e membros da sociedade civil, o pedido foi encaminhado ao governador Jorginho Mello, que prontamente atendeu. O CFNP será mantido pela PMSC e convênios. O corpo administrativo poderá compor Policiais Militares da ativa e da reserva, bem como possibilidade de Bombeiros Militares da reserva”, explica o coronel.
ENTENDA A ORIGEM
O Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires (CFNP) foi criado em 15 de março de 1984, por iniciativa do então comandante-geral da PMSC, coronel Sidney Carlos Pacheco.
Naquela época, ingressavam apenas alunos do sexo masculino que estudavam em período integral e tinham expectativa de seguir a carreira militar.
Em 1991, foram abertas inscrições também para alunas, formando a partir de então, um corpo discente misto.
Já em 1998, o Colégio Policial Militar passou a se chamar Colégio Policial Militar “Feliciano Nunes Pires”, através do decreto nº 2.000 de 28 de julho, em homenagem ao presidente da Província de Santa Catarina, que, em 1835, fundou a PMSC.
Atualmente o Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires (CFNP) está instalado nas cidades de Florianópolis, Lages, Blumenau, Joinville, Laguna e Jaraguá do Sul.
Chapecó será o sétimo município de Santa Catarina a contar com a unidade.