

A Prefeitura de Chapecó anunciou nesta semana a criação de uma unidade especializada dentro da Guarda Municipal: a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU). O novo grupo começará a operar em novembro, com atuação voltada para ocorrências de maior complexidade, como controle de distúrbios sociais, invasões de escolas e apoio a operações de outras forças de segurança.
Para a formação da equipe, será realizado o Curso Operacional de ROMU, de 25 de outubro a 8 de novembro, com carga horária de 360 horas em regime de internato. O treinamento será ministrado pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento Técnico da Guarda Municipal, vinculado à Secretaria de Segurança Pública, e contará também com instrutores de outros estados, entre eles Johnny Mascarenhas, ex-instrutor do GATE de São Paulo e especialista em gerenciamento de crises.
Serão oferecidas 40 vagas, sendo:
- 20 para a Guarda Municipal de Chapecó
- 15 para guardas municipais de outros municípios
- 5 para integrantes de outras forças de segurança
As inscrições podem ser feitas até 30 de setembro por meio do perfil @romuchapeco no Instagram, onde está disponível o link de cadastro.
Segundo o comandante da Guarda Municipal de Chapecó, Luiz Antônio Stobe, a Prefeitura também está investindo na aquisição de veículo blindado, além de capacetes, escudos balísticos, bombas de efeito moral e fuzis T4 calibre 5.56.
— “A ROMU vai reforçar a atuação da Guarda Municipal em ações estratégicas e emergenciais, ampliando a capacidade de resposta em situações críticas”, afirmou Stobe.
Atualmente, apenas cinco cidades em Santa Catarina contam com unidades de ROMU. Para o prefeito João Rodrigues, mesmo sendo responsabilidade do Estado, a segurança tem sido uma prioridade local.
— “Chapecó tem feito sua parte, investindo em estrutura, treinamento e integração com outras forças para garantir uma cidade mais segura e melhor para se viver”, declarou o prefeito.