Bombeiros de Chapecó visitam local do acidente aéreo da Chape na Colômbia - ClicRDC | Notícias de Chapecó e do mundo

Bombeiros de Chapecó visitam local do acidente aéreo da Chape na Colômbia

Os bombeiros de Chapecó representam o Estado no Campeonato Latino-Americano de Resgate Veicular e Salvamento em Medellín

A equipe visitou o local em que aconteceu o acidente com a delegação da Chape

Sete bombeiros militares que integram o Batalhão do Corpo de Bombeiros de Chapecó visitaram, na terça-feira (8), o local onde aconteceu o acidente aéreo com a delegação da Chapecoense, em 2016. Também visitaram a estação de Bombeiros Voluntários de Lá Union, responsável pelo resgate. Na ocasião foi entregue uma homenagem em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos profissionais. A equipe chapecoense participa de uma competição de Resgate Veicular e Salvamento,  na cidade de Medellín na Colômbia. O evento iniciou nesta quarta-feira (9) e segue até a sexta-feira (11).


Visita a estação de Bombeiros Voluntários de Lá Union – Foto: Bombeiros/Arquivo pessoal

Conforme o comandante do 6° Batalhão, coronel Hilton de Souza Zeferino, participam do campeonato equipes de 10 países da América-Latina. Para o comandante Hilton é uma honra Chapecó representar Santa Catarina na competição.


Mostra que a equipe está em um elevado nível, o que reflete no atendimento prestado diariamente, no atendimento de acidentes de trânsito. Já tivemos participação na Romênia e agora estando nesta competição em Medellín, mostra que o desenvolvimento realizado é o caminho certo” , acrescenta.


Novidade na equipe

O comandante disse que a novidade neste ano é a participação de uma mulher na equipe. A Major Gauana Elis Pozzan Ecco passou a integrar a equipe na competição.


“Para todos nós é um privilégio estar aqui representar todos os bombeiros de Chapecó. Esperamos que isso seja um incentivo para que outras equipes sejam formadas, treinem e possam participar de competições nacionais e internacionais”, comenta a Major


Foto: Bombeiros

Competição

A equipe formada por sete bombeiros que participam em duas categorias: resgate veicular (seis participantes) e trauma (dois participantes). No Resgate veicular a equipe chapecoense compete em três provas. Na prova complexa, os bombeiros precisam resgatar duas vítimas -uma em estado crítico e uma em estado estável- o resgate deve ser feito em 30 minutos. Outra prova é feito o resgate de uma pessoa em estado estável em 20 minutos. Na prova rápida uma vítima em estado crítico precisa ser resgata em 10 minutos.

Na categoria Trauma, as equipes também competem em duas provas nas quais os socorristas têm 10 minutos para fazer o atendimento as vítimas.


“A equipe trabalha junto, em sintonia, para retirar essas vítimas do veículo no menor tempo possível e, claro, usando técnicas de resgate veicular e de primeiros socorros“, comenta a Major Elis, que participa da competição.


Foto: Bombeiros

Bombeiros de Chapecó que participam da competição

  • Major Gauana Elis Pozzan Ecco;
  • 2°Sgt Rodrigo Somensi;
  • Cabo (Cb) Alberto Dal Piva Neto
  • Cabo (Cb) Anderson da Silva Gheller
  • Soldado (Sd) Giovani Pereira
  • Soldado (Sd) Gabriel Augusto Pinheiro
  • Soldado (Sd) Cassiano Devilla
Comentários do Facebook