
Uma portaria que habilita o Hospital Regional do Oeste (HRO), para fazer o tratamento na emergência de pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC), tipo três, foi assinada nesta sexta-feira (30), pelo Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. O atendimento já é realizado em Chapecó, mas custeado pela Acic.
Segundo o presidente da Câmara de Vereadores de Chapecó, João Marques Rosa, o Dr. João (PSL), que esteve no município de Blumenau acompanhando a visita do ministro, esse tratamento passará a ser custeado pelo governo federal.
“A partir de agora o governo federal vai repassar R$1,3 milhões para cobrir as despesas, o município de Chapecó ainda irá pagar por mais dois meses até que seja publicado para o governo federal iniciar o pagamento”, destaca Dr. João.

De acordo com o vereador, a câmara irá repassar os recursos ao para o executivo para que o valor possa ser repassado ao Hospital Regional do Oeste (HRO), para continuar com o tratamento dos pacientes com AVC, tipo três.
AVC tipo três
AVC por trombose: alguma artéria localizada no cérebro entope, impedindo a passagem do sangue. Pode ser causado por placas de gordura que se alojam nas paredes das artérias. Pessoas com colesterol alto podem sofrer esse tipo de AVC.