OUÇA AO VIVO

InícioSAÚDEVÍDEO: Alunos de Chapecó criam protótipo para recuperação pulmonar de pacientes Pós-Covid

VÍDEO: Alunos de Chapecó criam protótipo para recuperação pulmonar de pacientes Pós-Covid

Iniciativa está entre os 20 projetos selecionados do Solve For Tomorrow, programa global da Samsung

Foto: Reprodução/Samsung

O desejo de ajudar o próximo e incentivo educacional, foram o suficiente para que três alunos da Escola Estadual Bom Pastor, de Chapecó criassem um protótipo para reabilitação pulmonar de pacientes com sequelas Pós-Covid-19.  Produzido com materiais simples e baratos, o equipamento promove a recuperação da capacidade respiratória de pessoas que enfrentaram a doença e hoje buscam o retorno da qualidade de vida. 

O que poderia ser apenas mais um trabalho escolar, tomou proporções gigantescas, com a inscrição do projeto no programa de Cidadania Corporativa da Samsung – Prêmio Respostas para o Amanhã. 

O projeto teve início após os estudantes constatarem, por meio de dados coletados pela Universidade Veiga de Almeida (UVA)*, que cerca de 30% dos pacientes sofrem com a sequela respiratória após a recuperação. 

- Continua após o anúncio -

Uma parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFF), foi firmada para realizar o estudo de validação do equipamento, que contará com testes clínicos, pois a ideia é que o projeto tenha continuidade e atenda a população em geral. Mas para isso, o protótipo passará por uma avaliação científica, que deve apresentar resultados sobre a eficácia  em uma população recuperada da infecção da Covid-19 e com sequelas na função respiratória. 

“Os criadores do protótipo na escola já obtiveram alguns resultados preliminares. Entretanto, é importante um projeto de pesquisa científica que possa avaliar alguns parâmetros fisiológicos e comportamentais e, assim, mostrar resultados mais robustos sobre a eficácia do protótipo. Além disso, a UFFS vai contribuir na construção do aplicativo que vai orientar sobre a utilização do protótipo”, afirmou a professora da UFFS, Zuleide Ignácio.

As 10 equipes finalistas serão anunciadas no dia 08 de outubro. Já em novembro, serão abertas as votações populares e a avaliação do júri para escolher a equipe vencedora. A equipe que for a primeira colocada será premiada com um smartphone Samsung para cada aluno e uma Smart TV Samsung para a escola.

Confira a entrevista e conheça o protótipo desenvolvido pelos estudantes:

Prêmio Respostas para o Amanhã 

Programa de Cidadania Corporativa da Samsung, o Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa brasileira do Solve For Tomorrow, está no Brasil desde 2014, envolvendo mais 165 mil estudantes, 22 mil professores e 5 mil escolas públicas em 8.113 projetos inscritos. Mesmo ocorrendo de forma totalmente remota pelo segundo ano consecutivo, a 8ª edição do programa registrou um aumento de 22% na participação de estudantes, 40% na de professores e 52% na de escolas em comparação a 2020.

O programa, que faz parte do conjunto de projetos capitaneado pela visão global da marca “Together for Tomorrow! Enabling People”, busca capacitar futuras gerações para alcançarem seu pleno potencial por meio da Educação. E conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O Cenpec faz a coordenação geral da iniciativa.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se