OUÇA AO VIVO

InícioSAÚDESecretário Nacional de Saúde visitará Chapecó

Secretário Nacional de Saúde visitará Chapecó

Saiba mais

Foto: PMC

A Saúde Básica de Chapecó foi qualificada como a melhor de Santa Catarina e uma das dez melhores do Brasil em municípios com mais de 100 mil habitantes, em avaliação divulgada neste mês do programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde. Entre municípios com mais de 200 mil habitantes, a capital do Oeste ficou em quinto no país.

Devido ao bom desempenho, o Secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Raphael Câmara, estará em Chapecó nesta quinta-feira (27), para conhecer as ações realizadas.
Às 09h30 da manhã ele estará no Centro de Cultura e Eventos Plinio Arlindo de Nes, onde o prefeito João Rodrigues, o secretário de Saúde, Jader Danielli, e toda a equipe da secretaria estarão apresentando as ações realizadas no município.

O ranking

De acordo com dados do programa Previne Brasil, no componente de indicadores de desempenho, do Ministério da Saúde, a nota de Chapecó na Atenção Básica foi de 8,48 no segundo quadrimestre de 2022, um crescimento de 17,94% em relação ao primeiro quadrimestre, cuja nota do Índice Sintético Final (ISF) foi 7,19.

- Continua após o anúncio -

Em relação à nota do primeiro quadrimestre do ano passado, que foi 4,54, a melhora foi de 86,7%. A nota é do Índice Sintético Final (ISF), que é composta de sete indicadores:

  • Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª (primeira) até a 12ª (décima segunda) semana de gestação;
  • Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV;
  • Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado;
  • Proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS;
  • Proporção de crianças de 1 (um) ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo b e Poliomielite inativada;
  • Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre;
  • Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.

De acordo com o secretário Jader Danielli, um dos fatores decisivos na melhora dos índices foi uma visita realizada ao Ministério da Saúde em junho do ano passado, em que ele, então secretário adjunto, e titular da época, Luiz Carlos Balsan, fizeram uma série de reuniões em Brasília: “A partir das orientações das equipes do Ministério da Saúde nós promovemos ações para qualificação da produção e gestão de informações, na atualização e correção dos cadastros e na exportação de dados para o Ministério. Nós contratamos uma consultoria e também realizamos capacitações com as equipes. Também contatamos profissionais para dez novas equipes de Saúde da Família e estamos prevendo mais 14 equipes, para dar conta do crescimento da cidade. Estas ações na atenção primária são muito importantes, pois evitam o agravamento de doenças, beneficiando as pessoas e diminuíndo a demanda em saúde especializada”.

O prefeito João Rodrigues destacou que o município vem investindo na melhoria do atendimento, com mais equipes, equipamentos, novas unidades de saúde e melhoria das atuais, além de destravar as filas de exames e cirurgias. Atualmente Chapecó tem 270 mil usuários cadastrados na Secretaria de Saúde.

Também nesta semana, o município de Chapecó está recebendo a visita técnica da Equipe Nacional de Validação do Ministério da Saúde para a avaliação de certificação de eliminação de transmissão vertical de HIV, e o Selo de Boas Práticas rumo a eliminação da sífilis. São três técnicos do Ministério que estiveram na secretaria e visitaram unidades de saúde na terça-feira (25).

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se