Secretário de Saúde confirma que o convênio do HRO será renovado - ClicRDC | Notícias de Chapecó e região

Secretário de Saúde confirma que o convênio do HRO será renovado

(Foto: Mauro Biondo/Assessoria Altair Silva/Divulgação)

Informações Altair Silva

O deputado estadual Altair Silva (PP) esteve nesta semana com o Secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, discutindo as principais demandas da área no Estado, especialmente para o Grande Oeste Catarinense. A boa notícia que chega, e que foi confirmada pelo deputado junto ao Secretário, é de que o convênio que garante o repasse para o Hospital Regional Oeste será renovado assim que se esgotar os prazos vigentes.

“Essa é uma ótima notícia para a nossa gente de Chapecó e da grande região que utilizam o Hospital. Com essa renovação nós damos um passo importante, pois geramos alivio para os gestores que terão parte do custeio da unidade garantido, e também ampliamos as possiblidades de expandir os serviços”, comenta Altair Silva.

A atual recomposição da subvenção que é de R$ 1,8 milhões mensais está garantida e conforme o presidente da Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira (ALVF), Rogério Getúlio Delatorre, “o montante é fundamental para manter o equilíbrio financeiro da unidade que é feito através de convênio de gestão com o Governo do Estado”, frisou.

Durante a reunião com o Secretário de Estado, Altair Silva, apresentou o projeto de lei 347/2016, de sua autoria, que institui a Matriz de Distribuição de Recursos Financeiros destinados aos hospitais regionais do Estado e que são integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o projeto, a Matriz servirá de parâmetro para a definição do montante que caberá a cada hospital.

Hoje a distribuição ocorre sem critérios e a partir da proposta indicadores seriam respeitados, como o número de atendimentos, o número e a taxa de ocupação de leitos, o número de internações, o número de servidores e médicos e a taxa de mortalidade institucional. O Secretário da Saúde afirmou que a pasta já estuda uma forma de redistribuir os recursos para cada hospital e que vai ocorrer por critérios.

“O Hospital Regional do Oeste tem altos índices de produtividade e resolutividade. Com a distribuição dos recursos sendo estabelecida através de critérios só tende a aumentar o repasse que é feito ao Hospital”, comemorou Altair.

Nova Ala do HRO

Dentre as principais obras para a região Oeste e que a população aguarda com ansiedade é a inauguração da nova ala do HRO. O espaço possui nove andares e conta com 156 novos leitos que serão somados com os atuais 475 existentes.

A nova ala conta com 37 leitos de UTI, sendo 20 geral, 10 pediátrica e sete coronariana. Serão ampliadas ainda as salas cirúrgicas e os leitos da oncologia. Há previsão da implantação do serviço de hemodinâmica. Conforme os diretores, uma das dificuldades para colocar em funcionamento os serviços é o aporte de R$ 2,5 milhões do Ministério da Saúde, o que garantiria o pleno funcionamento da estrutura.

Especialidades

Mais de 25 especialidades são realizadas hoje pelo Hospital Regional do Oeste, entre elas a radioterapia, que é feita apenas por um aparelho, que segundo os dirigentes é antigo e não tem mais assistência por parte da empresa responsável. A partir da inauguração do novo espaço, a expectativa é que comece a operar um novo equipamento, passando o hospital a contar com dois aparelhos de radioterapia.

Reunião no HRO

O deputado Altair esteve no Hospital Regional Oeste (HRO) nesta quinta-feira (4) e foi recebido pelo Presidente da ALVF, Rogério Getúlio Delatorre, pelo Presidente do Conselho de Delegados da ALVF, Gelson Dalla Costa, pelo Diretor Geral, Osmar Arcanjo de Oliveira, e pelo vice-presidente da Diretoria Executiva, Reinaldo Fernandes Lopes.