A Secretaria de Saúde de Chapecó, por meio da Gerência de Vigilância em Saúde, lançou nesta terça-feira (20), uma Nota Técnica que atualiza informações sobre a testagem, diagnóstico, monitoramento, isolamento e orientações sobre a Covid-19. Ela foi baseada na Nota Técnica número 14/2022 do Ministério da Saúde.
De acordo com o gerente de Vigilância em Saúde, Rodrigo Momoli, a principal mudança é em relação ao afastamento dos contatos próximos, como por exemplo os familiares.
A partir de agora a orientação é para que os contatos domiciliares de positivos para a doença,não realizem mais quarentena, ou seja, não necessitam mais de afastamento de suas atividades laborais. Porém os contatos de positivados devem manter as medidas de segurança por dez dias, a contar da última exposição com o caso confirmado de Covid-19.
Nesses casos orienta-se uso de máscara, preferencialmente N95 ou PFF-2.
A Secretaria de Saúde também orienta evitar contato com pessoas com fator de risco associado para Covid-19 grave, como idosos, imunossuprimidos e pessoas com múltiplas comorbidades.
Conforme a Administração Municipal, como cuidados para a não transmissão da Covid-19, orienta-se manter distância mínima de um metro de outras pessoas se estiver sem máscara, evitar locais onde a máscara não possa ser utilizada, como restaurantes e bares.
De acordo com a Prefeitura de Chapecó, a orientação é que quem tiver qualquer sintoma respiratório deve seguir as orientações acima e buscar serviços de saúde para avaliação médica. O município ainda lembra que quem for confirmado com a doença terá que cumprir período de afastamento determinado pelo médico.