segunda-feira, julho 28, 2025
InícioSAÚDESaúde emite alerta devido ao aumento de casos de doença em Chapecó

Saúde emite alerta devido ao aumento de casos de doença em Chapecó

Saiba mais:


O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde e a Secretaria de Saúde de Chapecó emitiram nesta sexta-feira (18), um alerta devido ao aumento dos casos de dengue no município.

Com 354 casos positivos, 12 pacientes internados  e 1.544 casos suspeitos, a situação do município é considerada de ‘Alto Risco’. Três bairros já estão com surto da doença, que são Eldorado, com 152 casos, Efapi, com 117 casos, e Vila Real, com 18 casos.

A coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Karina Giachini, lembra a população que a dengue é uma doença transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti que esteja infectado.

- Continua após o anúncio -

O alerta é para que a população tome os cuidados de eliminar depósitos de água parada, receba os agentes de combate a endemias e faça o uso de repelente diariamente.

Na sexta-feira foi realizada uma reunião no auditório da Prefeitura Municipal, com o prefeito João Rodrigues, secretários, vereadores, gestores de escolas e lideranças da sociedade civil, para conclamar uma mobilização de combate aos criadouros de mosquito.

A Prefeitura também anunciou a contratação emergencial de 30 agentes de combate a endemias, para reforçar as ações de visitas de casa em casa e mutirões. As escolas vão trabalhar o tema em sala de aula.

Na quarta-feira haverá uma reunião na Unochapecó, com prefeitos, secretários de Saúde e representantes do Governo do Estado, para definir ações conjuntas na região.

Superintendência do Bormann faz ação contra a dengue de casa em casa

A Superintendência do Distrito de Marechal Bormann está integrada na mobilização de Chapecó para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Nesta semana foram realizadas visitas de casa em casa, na sede do distrito. Foram distribuídos materiais de orientação sobre a doença, em cerca de 300 casas. 

Chapecó conta com 354 casos positivos somente em 2022, com 1.544 suspeitos. Na próxima segunda-feira a Vigilância em Saúde Ambiental fará um mutirão no bairro Vila Real, das 7h30 às 13h30. A ação seria neste sábado, mas foi transferida devido a previsão de chuva.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Chapecó
Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp