domingo, fevereiro 2, 2025
InícioSAÚDESaúde distribui testes rápidos para diagnóstico da dengue em Santa Catarina

Saúde distribui testes rápidos para diagnóstico da dengue em Santa Catarina

Foto: Divulgação ASCOM/SES

A Secretaria de Estado da Saúde, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC), iniciou na última quarta-feira, 29, a distribuição dos Testes Rápidos (TR) para o diagnóstico da dengue. Nesta primeira remessa, Santa Catarina irá enviar 144.825 testes para 241 municípios. A distribuição acontece por critérios epidemiológicos que estão descritos na Nota Informativa nº 001/2025 – GEZOO/DIVE/SUV/SES/SC: Distribuição e recomendações do uso de Testes Rápidos (TR) NS1 para o diagnóstico da dengue. A DIVE fará a distribuição dos testes a todas as Gerências Regionais de Saúde (GERSAS) até o dia 4 de fevereiro. As Secretarias Municipais de Saúde deverão buscar os TR nas Gerências.

“Os testes são mais uma estratégia no enfrentamento da doença, mas seu uso precisa ocorrer com cautela. Mesmo que a Secretaria de Estado da Saúde esteja empenhada em distribuí-los rapidamente, reforçamos a importância de que o manejo da dengue ocorra na suspeita, independentemente da testagem. Além disso, lembramos que a Secretaria está distribuindo os aparelhos de hematócrito rápido, que são de fundamental importância para testar a gravidade da doença”, destaca João Augusto Brancher Fuck, diretor de vigilância epidemiológica.

Os testes foram enviados ao estado pelo Ministério da Saúde (MS). O órgão federal usou como critério para a distribuição o número de notificações de casos suspeitos de dengue em Santa Catarina entre os dias 30 de junho de 2024 e 11 de janeiro de 2025. Esse mesmo critério foi utilizado para a definição da distribuição dos TR aos municípios catarinenses. Nesse período foram realizadas 48.028 notificações no Sistema de Agravos de Notificação (SINAN), por 241 municípios, sendo 160 considerados infestados e 81 não infestados.

- Continua após o anúncio -

Para os municípios não infestados, o número de notificações foi multiplicado por 2 e nos infestados por 3, para chegar ao quantitativo de testes a ser enviado nessa primeira remessa, totalizando 144.825 TR NS1 de dengue.

Por Dive

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp