OUÇA AO VIVO

InícioSAÚDESaúde de Chapecó não registra internações por suspeita ou confirmação de coronavírus

Saúde de Chapecó não registra internações por suspeita ou confirmação de coronavírus

Foto: Reprodução/Center for Desease Control and Prevention

A Secretaria de Saúde de Chapecó não registra nenhuma internação por coronavírus, confirmado ou suspeito, de moradores do município. Dos seis casos confirmados pelo Covid-19 no município, três pacientes estão recuperados e outros três permanecem em isolamento domiciliar. Nove casos são investigados e os pacientes aguardam o retorno dos exames em casa. A informação foi atualizada pela médica infectologista, Carine Kolling, na manhã de quarta-feira (8), durante coletiva de imprensa.

Segundo a médica, há um paciente, que pertence a outro município, internado em estado grave em Chapecó. Na coletiva, a médica não detalhou mais informações sobre o paciente – mas a suspeita é de que se trate de uma moradora de Irati (SC), de 75 anos, que deu entrada em um hospital de Quilombo no dia 26 de março com sintomas do Covid-19. Ela teve o exame positivado para coronavírus e foi internada no Hospital Regional do Oeste (HRO), em Chapecó. 

LEIA MAIS: Internada em Chapecó, moradora de Irati está com coronavírus

- Continua após o anúncio -
Foto: Reprodução/Prefeitura de Chapecó

“Temos provavelmente muitos casos positivos circulando em nosso município”, diz Carine

Carine ressaltou que, embora o número de casos confirmados permaneça o mesmo (seis casos), há provavelmente mais casos de infecção pela doença, mas apenas os casos graves são testados. Portanto, a recomendação é que a população mantenha-se em casa.

“Neste momento, a gente só notifica casos de síndrome respiratória aguda grave. Então, este número, podemos dizer que é subnotificado. Temos provavelmente muitos casos positivos circulando em nosso município, e por isso, é tão importante mantermos as medidas de isolamento social – a melhor medida para reduzir o número de casos”, diz a médica.

Os serviços de atendimento da saúde no município também foram atualizados na coletiva. No serviço de triagem médica, realizado pelo telefone, 76 atendimentos foram registrados na terça-feira (7). O número total de pacientes atendidos desde o início foi de 779 pacientes.

Já no ambulatório de campanha, localizado na Escola de Educação Básica Marechal Bormann, 22 atendimentos foram realizados na terça-feira – todos adultos. No total, foram 378 atendimentos no local.

De acordo com Carine, todos os serviços de saúde do município estão capacitados para realizar atendimentos de casos suspeitos de coronavírus. Porém, a recomendação é evitar os hospitais e procurar atendimento médico apenas quando necessário. “De preferência, se possível, utilize a triagem telefônica para este atendimento inicial sem que você precise sair da sua casa”, recomenda a médica.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se