Santa Catarina tem 2.333 mil pacientes recuperados da Covid-19

Número é maior do que a quantidade de pacientes que estão com a doença; Em contrapartida, nas últimas 24hrs, o Estado registrou cinco novos óbitos

Foto: Secretária da Saúde SP/Twitter

Com 504 novos casos confirmados de coronavírus, Santa Catarina tem 1.921 mil pacientes que enfrentam a Covid-19 – número que é inferior ao de pacientes recuperados, que chegou a 2.333 mil. A atualização foi informada pelo Secretário da Saúde. André Motta Ribeiro. Ainda segundo ele, nas últimas 24 horas, Santa Catarina registrou cinco novas mortes em decorrência da Covid-19, o que totaliza 78 desde o início da pandemia.

A taxa de letalidade, conforme o Secretário, é de 1,8% dos casos. André Ribeiro destaca que, quando comparada ao restante do Brasil, o dado é três ou quatro vezes menor. Ele destaca, ainda, que 124 pacientes estão internados em terapia intensiva com síndromes respiratórias graves, e destes 74 estão em ventilação mecânica. Ainda segundo ele, destes pacientes, 50 são suspeitos – ou seja, aguardam o resultado dos exames – e 74 são confirmados. A taxa de ocupação nas UTIs de Covid-19 é de 19,56%.

Já receberam alta de terapia intensiva 312 pacientes. Conforme André, a média de permanência de pacientes em leitos de UTI é de 14.2 dias.

O índice de isolamento social, conforme Ribeiro, está em 40% em todo o território estadual. Segundo ele, para reduzir a transmissão do vírus, o índice ideal seria de 70%. Ele afirma que, apesar da situação confortável, Santa Catarina começa a “apresentar sinais de uma evolução indesejável da doença”.