Já estão abertas as inscrições para o Edital de Residência Médica do HRO-ALVF. O processo seletivo é realizado pela Associação Catarinense de Medicina (ACM) e pela Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS). Os editais são emitidos pela UFFS e pela ALVF-HRO e ambos contemplam bolsas.
Neste ano, o processo seletivo apresenta uma novidade, que é abertura de vagas para a especialidade de Terapia Intensiva, que terá sua primeira turma em 2025.
Somando os dois processos, o HRO terá 57 vagas distribuídas entre as especialidades:
- Anestesiologia: 3 vagas para cada ano de residência (R1, R2, R3) – pela UFFS;
- Clínica Médica: 6 vagas para o primeiro ano (R1) e 6 vagas para o segundo ano (R2) – 4 vagas pela UFFS e 2 vagas pelo HRO;
- Cirurgia Geral: 4 vagas para cada ano de residência (R1, R2, R3) – pela UFFS;
- Ginecologia e Obstetrícia: 2 vagas para cada ano de residência (R1, R2, R3) – pela UFFS;
- Ortopedia e Traumatologia: 3 vagas para cada ano de residência (R1, R2, R3) – pela UFFS;
- Pediatria: 3 vagas para cada ano de residência (R1, R2, R3) – pela UFFS;
- Terapia Intensiva: 3 vagas para cada ano de residência (R1, R2, R3) – pelo HRO.
As provas serão aplicadas no dia 17 de novembro e o relatório de classificação publicado em 16 de dezembro.
Os programas de residência têm como objetivo principal proporcionar uma formação prática intensa e de qualidade, preparando os profissionais para os desafios do mercado de trabalho e para a melhoria da qualidade do atendimento no sistema de saúde.
Ambos editais compartilham o mesmo corpo de coordenadores, preceptores e cenários de prática, garantindo uniformidade na formação dos residentes. A distinção entre os dois processos seletivos reside na fonte pagadora da bolsa e na emissão do certificado de conclusão do programa. A entrada dos residentes ocorre anualmente, conforme as legislações vigentes.
Para saber mais e fazer a inscrição, os candidatos podem acessar o site www.alvf.org.br/residencias. Os interessados também podem tirar dúvidas através do Telefone/WhatsApp: 49 3321-6770.
RESIDÊNCIAS
O HRO é o maior hospital público da região Oeste de Santa Catarina, atendendo a uma área que abrange mais de 130 municípios e 1,5 milhão de pessoas, sendo referência em atendimentos de média e alta complexidade para todo o Oeste Catarinense.
A ampliação das especialidades representa um ganho significativo para a comunidade de Chapecó e regiões adjacentes, assegurando a formação de mais médicos especialistas para atender à crescente demanda por serviços de saúde.
As residências são realizadas no HRO desde 2010, por meio de parceria entre Associação Lenoir Vargas Ferreira (ALVF) e a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Já em 2015, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) se juntou ao projeto, formando um termo tripartite que fortaleceu a manutenção desses programas
A Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, caracterizada por treinamento em serviço. Este período de formação visa proporcionar ao médico residente uma experiência prática e teórica aprofundada em uma área específica da medicina, permitindo-lhe adquirir competências essenciais para o exercício pleno da especialidade escolhida.
Os residentes passam a maior parte do tempo em ambientes hospitalares ou ambulatoriais, aplicando conhecimentos teóricos na prática e desenvolvendo habilidades clínicas sob supervisão, embasadas nos princípios do SUS e nas resoluções da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).
As residências médicas são mais uma das grandes conquistas da Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira (ALVF) para a saúde da região, ampliando a formação de médicos que tenham vínculo com as necessidades locais, em busca de melhoria da qualificação profissional para atender a população de todo o Oeste Catarinense.
Por ALVF