A Vigilância Epidemiológica de Chapecó informou na manhã desta quarta-feira, dia 28, o número de casos de varíola dos macacos (Monkeypox) no município. Chapecó tem 5 casos confirmados e outros 3 suspeitos.
O primeiro caso da doença no município foi registrado ainda no dia 19 de agosto, de um homem de 42 anos. Outros pacientes também são homens, de 20, 22 e 45 anos, além de uma criança de 2 anos de idade.
De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catarina, no estado são 262 casos confirmados até esta terça-feira, dia 27, sendo 92 em Florianópolis. No Brasil são 7.624 casos confirmados, com 2 mortes.
A orientação da Secretaria de Saúde de Chapecó é que as pessoas fiquem atentas a sintomas como lesões na pele. Nesses casos, a orientação é buscar atendimento médico.
O que é Monkeypox?
A Monkeypox é uma doença causada por um vírus. Ela foi diagnosticada e identificada na década de 1960 primeiro em macacos, por isso ficou conhecida como “varíola dos macacos”.
Transmissão e sintomas
▪ A principal forma de transmissão é por meio do contato pele com pele, secreções ou por objetos pessoais do paciente infectado;
▪ Inicialmente, a pessoa apresenta febre, dor de cabeça intensa, dor nas costas e inchaço nos linfonodos (pescoço, axila ou virilha). Lesões na pele costumam surgir mais frequentemente na face e extremidades.
Com informações Oeste Mais