OUÇA AO VIVO

InícioSAÚDEPaciente com Covid-19 que não respeitar o isolamento será multado e pode...

Paciente com Covid-19 que não respeitar o isolamento será multado e pode ser preso em Chapecó

IMAGEM ILUSTRATIVA – Foto: ClicRDC

Pacientes que receberam diagnóstico positivo para Covid-19 serão multados e podem ser presos caso descumpram as medidas sanitárias, em Chapecó (SC). A informação foi divulgada nesta manhã de segunda-feira (4), pela Administração Municipal, durante coletiva de imprensa. Para a infração considerada gravíssima, o valor da multa é de R$ 216,50.

A secretária da Saúde, Maristela Bisognin Santi Rocha informou que após receber o diagnóstico de coronavírus, o paciente é orientado, recebe e assina um termo de esclarecimento, que consta as infrações sanitárias.

“Esse termo de esclarecimento tem embasamento legal, tanto na Lei Federal de 6 de fevereiro que decretou a pandemia, quanto no decreto municipal que fala das infrações sanitárias. O paciente é esclarecido, é orientado sobre todos os cuidados que ele tem que ter em relação aos cuidados com ele, com os comunicantes  e, principalmente, na questão de ficar em casa”, explicou Maristela.

- Continua após o anúncio -

Apesar das orientações e determinação para que pacientes com Covid-19 permaneçam em isolamento, a secretária informou que há casos de descumprimento das medidas.

“Nós temos observado situações em que os pacientes não estão cumprindo esse termo. Com base nisso, a partir de agora, a Secretaria da Saúde passa a adotar o cumprimento do auto de infração sanitária. O que significa isso? Caso constatado que este paciente ou familiar infringiu as normas sanitárias, será feito um auto de infração da vigilância sanitária e será comunicado a nossa brigada militar para tomar as ações. Não esperamos que precise chegar a esse nível, que a gente tenha que aplicar a lei para que as pessoas entendam que estamos em pandemia, que temos que ter esse cuidado de isolamento social”, ressaltou.

Durante a coletiva, o prefeito Luciano Buligon destacou que a pessoa que for diagnosticada com Covid-19, assinar o termo e não tomar as medidas sanitárias, vai acabar presa pela Polícia Militar. “Será levada em isolamento em uma delegacia e, além de estar doente, vai responder também  pelo crime de desobediência e todos aqueles crimes sanitários que estão definidos. Isso vai acontecer”, ressaltou o prefeito.

Infração e penalidade

De acordo com informações da Administração Municipal, o artigo 261, da Lei 3696/92, estabelece que “a pessoa comete infração de natureza sanitária e está incursa nas penas discriminadas a seguir, quando:
XVIII – transgride outras normas legais e regulamentares destinadas à proteção da saúde
XX – descumpre atos emanados das autoridades de saúde visando a aplicação da legislação pertinente”

Já o artigo 259 estabelece o valor da multa, de acordo com o nível da infração, sendo que na considerada gravíssima o valor é de R$ 216,50.

I – nas infrações leves, de 2,00 a 5,00 UFRM;

II – nas infrações graves, de 5,00 a 10,00 UFRM;

III – nas infrações gravíssimas, de 10,00 a 50,00 UFRM

Disk denúncia

A secretária informou que a pasta irá intensificar a comunicação e orientações nas Unidades de Saúde. Também será usado o carro com som nas comunidades, bairros para informar e orientar a população para que as medidas sejam cumpridas.

O telefone 3321 – 0034 será disponibilizado para denúncias, a partir desta segunda-feira (4), com horário de atendimento das 7 às 19h.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se