sexta-feira, abril 18, 2025
InícioSAÚDEÓbito de jovem de 22 anos por Chikungunya e Dengue em Chapecó...

Óbito de jovem de 22 anos por Chikungunya e Dengue em Chapecó é descartado após reavaliação

Conforme comunicado da prefeitura do município de Xanxerê, conclui-se que a causa da morte não está relacionada à Arbovirose, veja os detalhes:

Foto: Arquivo/Agência Brasil

A Prefeitura de Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, informou nesta quarta-feira (16) que foi descartado o primeiro óbito atribuído à Chikungunya e Dengue no município. A paciente, uma jovem de 22 anos, que havia falecido no Hospital Regional do Oeste (HRO), em Chapecó (SC), no dia 04 de março, havia sido inicialmente considerada como vítima das arboviroses, mas novas análises e investigações concluíram que a causa da morte não está relacionada a essas doenças.

A conclusão veio após diversas etapas de apuração, incluindo investigação epidemiológica detalhada, análise de prontuário médico e estudos de caso conduzidos por técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, núcleo hospitalar local, Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que também reavaliou exames laboratoriais da paciente.

Segundo a Secretaria de Saúde de Xanxerê, o caso será retirado do boletim epidemiológico oficial do município, uma vez que não há comprovação de vínculo com arboviroses.

Confira o comunicado

A Prefeitura de Xanxerê, por meio da Secretaria de Saúde, informa que o primeiro óbito registrado por Chikungunya e Dengue de uma paciente de 22 anos, foi descartado. Isso se deu após várias etapa de investigações epidemiológicas e estudo de caso entre técnicos do município, núcleo hospitalar e Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado e exames laboratoriais que foram reanalisados também pela Fiocruz. Desta forma conclui-se que a causa da morte não está relacionada à Arbovirose e o mesmo será retirado do boletim epidemiológico.
Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp