Nesta quarta-feira (11), o Ministério da Saúde se manifestou sobre a falta de algumas vacinas em Chapecó. Na última terça-feira (10), a Administração Municipal informou que há um desabastecimento das vacinas contra a Varicela e a Covid-19 Pediátrica. Conforme a Pasta Federal, devido às condições operacionais das vacinas, a distribuição ocorre semanalmente, conforme a capacidade de recebimento e armazenamento através da rede de frio dos estados.
Confira a nota do Ministério da Saúde na íntegra
NOTA
O Ministério da Saúde já distribuiu mais de 7 milhões de doses da vacina contra a COVID-19 XBB aos estados. Devido às condições operacionais das vacinas, a distribuição ocorre semanalmente, conforme a capacidade de recebimento e armazenamento através da rede de frio dos estados.
As doses foram entregues pelo laboratório em duas apresentações: seringas já preenchidas (para maiores de 12 anos) e frascos com várias doses, que são as mesmas para crianças e adultos — o que difere é a dosagem. Durante o processo de vacinação, lotes de vacina se aproximaram da validade, e o Ministério solicitou a troca por lotes novos. Atualmente, a pasta está finalizando o pregão para a aquisição de mais doses da vacina atualizada XBB.
Em relação à vacina contra a varicela, o Ministério da Saúde não está recebendo as doses de forma regular do laboratório produtor. Diante deste cenário, a pasta está fazendo aquisições emergenciais com outros fornecedores nacionais e internacionais para manter o abastecimento.
Quanto às vacinas da hepatite A e febre amarela, por problemas de controle de qualidade, houve atraso no cumprimento do cronograma de entregas por parte do laboratório. No entanto, as entregas de vacinas contra a hepatite já foram retomadas. No caso da vacina contra a febre amarela, o fornecedor adquiriu doses emergencialmente, via compra internacional, que estão sendo entregues à pasta. A previsão de normalização do estoque é até dezembro de 2024, segundo a Fiocruz.
Sobre a oferta da vacina contra a meningite C, nas regiões que registrarem falta, a orientação é para substituição pela vacina contra a meningite ACWY, de mesma eficácia, cujos estoques estão regularizados, mantendo a população protegida.
Por fim, o Ministério da Saúde informa que o estoque de tetraviral está abastecido e todas as solicitações realizadas pelos estados estão sendo atendidas, considerando também a capacidade de armazenamento disponível das redes de frio.