OUÇA AO VIVO

InícioSAÚDEHospitalizações por gripe têm aumento em SC e Saúde alerta para a...

Hospitalizações por gripe têm aumento em SC e Saúde alerta para a importância da vacinação

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

Os casos de gripe que evoluíram para gravidade, sendo necessário hospitalização, tiveram um aumento de 56% no ano de 2023 em comparação com o mesmo período do ano passado. Este ano, foram notificados 245 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza até o início do mês de maio, enquanto no mesmo período do ano passado foram 157.

Os dados de 2023 estão no boletim epidemiológico da influenza divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC). Acesse aqui.

A faixa etária com mais casos de SRAG por influenza é a de idosos com 60 anos ou mais (25,7%), mas há casos graves notificados em todas as idades. Com relação aos óbitos, este ano foram 12 contra 28 registrados no mesmo período de 2022, mas o que preocupa a Secretaria de Estado da Saúde é a faixa etária.

- Continua após o anúncio -

Dos 12 óbitos, três foram em crianças com até um ano de idade, outros cinco foram em idosos com 60 anos ou mais, ou seja, público que está no grupo prioritário da Campanha de Vacinação contra a doença, mas que não está procurando a dose da vacina.

Levando em considerando esses dados e a circulação de outros vírus respiratórios, além do influenza, como o coronavírus e o vírus sincicial respiratório (VRS), a DIVE emitiu uma nota de alerta orientando a população sobre a importância da vacinação, do diagnóstico precoce, especialmente em crianças, e de outras medidas de prevenção para evitar casos graves.

Vacinação contra a gripe

De acordo com o Painel de Vacinação da influenza, do Ministério da Saúde, até esta quinta, 11, passado um mês do início da Campanha de Vacinação, apenas 37% dos idosos com 60 anos ou mais tomaram a dose da vacina contra a gripe. Nas crianças, o percentual é ainda menor, somente 19% das crianças com idade entre 6 meses e 5 anos estão vacinadas. A meta de vacinação é de 90% para cada um dos grupos.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

146,000SeguidoresCurtir
103,500SeguidoresSeguir
55,600SeguidoresSeguir
12,800InscritosInscreva-se