Hospital no Oeste Catarinense leva música para UTI para diminuir sofrimento de pacientes e estresse de funcionários - ClicRDC | Notícias de Chapecó e do mundo

Hospital no Oeste Catarinense leva música para UTI para diminuir sofrimento de pacientes e estresse de funcionários

Projeto conta com música ao vivo, em caixas de som e em MP3 players

Informações G1

Paciente ganham fones na UTI do Hospital de Maravilha — Foto: Reprodução/NSC TV

Muitas pessoas se acalmam ou relaxam quando ouvem uma música. Com intuito de acalentar pacientes, o Hospital São José, em Maravilha, no Oeste catarinense aposta em levar música à UTI e melhorar o dia a dia dos funcionários.

O paciente Guido Thiele canta “Beijinho Doce” com um voluntário. “Isso tem que acontecer seguido. Talvez não pra mim, mas para os “noninhos” (avós) que estão aí”, disse o interno.

“Antigamente a gente vinha aqui só quando tinha um familiar doente, para visitar. Mas agora não. não tenho medo nenhum de vir aqui e fazer eles sorrirem”, diz a aposentada Joici Parcianello.

“A UTI por si só é um ambiente de estresse. Diversos alarmes, diversos sensores, monitores, aparelhos de pressão. Então, o uso da música traz para o paciente mais confiança, serenidade e isso ajuda muito na recuperação do paciente”, conta o médico cirurgião Robson Souza.

A música também ajuda a diminuir o estresse dos funcionários. Quando o som não é ao vivo, tocam em caixinhas de som instaladas na UTI. Também são disponibilizados MP3 players aos pacientes.

“Primeiro a gente vê se eles querem ouvir música, e daí disponibiliza a música de acordo com a personalidade dele, mais sertanejo, mais rock”, disse a assistente social Marizete Badia Fior.

Elizandra Piana Alfradique está há mais de um mês com o pai internado na UTI. Ele participa do projeto e já percebe a diferença. “Ajuda na interação. Porque ele fala as músicas que ele gosta, não gosta”, conta a empresária Elizandra.

Comentários do Facebook