domingo, abril 13, 2025
InícioSAÚDEHomem morre após esperar por resultados de exames em hospital de Chapecó

Homem morre após esperar por resultados de exames em hospital de Chapecó

João Maria, de 54 anos, gritava de dor e chegou a desmaiar enquanto aguardava atendimento; hospital diz ter seguido protocolos, mas vai investigar

Foto: Divulgação

João Maria Teixeira Machado, de 54 anos, morreu na noite da última sexta-feira (11) dentro do Hospital Regional do Oeste (HRO), em Chapecó, enquanto aguardava os resultados de exames. Natural de Sul Brasil (SC), ele foi levado ao hospital por ambulância após ser atendido em outra unidade e chegou à emergência por volta das 14h. João relatava dores abdominais intensas e, segundo testemunhas, passou horas sem receber atendimento adequado.

Testemunhas relataram que o homem gemia de dor, andava de um lado para o outro dentro da sala de observação e chegou a desmaiar após voltar do banheiro. Segundo elas, João pediu socorro diversas vezes e acabou caindo no chão, momento em que parou de reagir. Um dos presentes, um marceneiro que acompanhava um parente, disse que foi ele quem percebeu que João não apresentava sinais vitais e correu para avisar a equipe de enfermagem.

A esposa de João, Salete Lurdes de Oliveira Kroth, contou que ele já havia procurado atendimento no HRO dias antes, com as mesmas queixas. Na ocasião, ele recebeu laxantes e foi orientado a realizar uma colonoscopia na semana seguinte, exame que não chegou a ser feito. “Ele sentia dor havia uma semana. Voltamos lá e foi muito sofrimento. Não internaram nem investigaram. Só deram um papel para fazer exame depois, mas não deu tempo”, lamentou.

- Continua após o anúncio -

O que diz o hospital?

Em nota, o Hospital Regional do Oeste informou que João foi classificado como risco amarelo — que indica necessidade de atendimento urgente, mas não imediato — e que recebeu atendimento médico às 16h59, após triagem da enfermagem às 15h27. Segundo o HRO, ele recebeu medicação para alívio da dor e foram solicitados exames laboratoriais e de imagem.

Ainda segundo a instituição, João foi reavaliado por uma nova equipe às 20h52 e estava comunicativo, relatando melhora das dores. No entanto, às 22h, sofreu uma parada cardiorrespiratória. As equipes tentaram reanimá-lo por mais de 30 minutos, mas ele não resistiu.

O hospital afirmou que lamenta o falecimento, se solidariza com a família e que irá apurar internamente se todos os procedimentos foram seguidos conforme os protocolos clínicos.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp