OUÇA AO VIVO

InícioPOLÍTICAGoverno de SC vai decretar estado de emergência por superlotação de hospitais

Governo de SC vai decretar estado de emergência por superlotação de hospitais

Saiba mais

Em entrevista a CBN Floripa na manhã desta quinta-feira (02), o superintendente de Vigilância em Saúde de Santa Catarina, Eduardo Macário, declarou que o Governo do Estado vai decretar, até amanhã, estado de emergência em função da pressão que vive o sistema hospitalar catarinense.

Segundo Macário, a falta de leitos pediátricos é um dos principais problemas do momento. O ClicRDC já vem informando sobre a crise no Hospital Regional do Oeste (HRO), e sobre a superlotação de outros locais de atendimento da região, como o Hospital Regional São Paulo de Xanxerê.

No caso do HRO, as três Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) estão lotadas, segundo a assessoria da Associação Lenoir Vargas Ferreira, que administra o hospital. São 20 pessoas na UTI adulta, cinco crianças na UTI pediátrica e 10 bebês na UTI neonatal.

- Continua após o anúncio -

Um total de 315 pessoas estão internadas no HRO, sendo 18 delas no pronto socorro. Além disso, seis pessoas estão recebendo ventilação mecânica fora de um leito de UTI, onde seria o local ideal para este tipo de tratamento.

Segundo apuração feita pelo jornalista Raphael Faraco, da NSC, a sugestão da área técnica da Secretaria de Saúde do Estado é de que este estado de emergência dure por até 90 dias, e que neste meio tempo haja uma reavaliação total do sistema hospitalar por parte de todo o governo.

O decreto do estado de emergência é fundamental para agilizar compras de insumos, contratação de pessoal e apoio direto aos municípios para o combate as doenças respiratórias, que estão superlotando as unidades de pronto-socorro de todo o estado.

Com informações do NSC Total

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se