Em função da explosão de casos de problemas respiratórios, a falta de alguns antibióticos, tanto na rede pública quanto nas farmácias, está sendo registrada nos municípios de Águas de Chapecó, Caxambu do Sul, Guatambu, Planalto Alegre e São Carlos.
Segundo fontes consultadas pelo ClicRDC, chega a faltar até soro no hospital de Caxambu do Sul. Os antibióticos amoxicilina e amoxicilina com clavulanato de potássio estão com estoque esgotado. Profissionais de saúde já estão orientando que o uso de máscara seja retomado para que os casos de problemas respiratórios diminuam nos municípios citados.
Nesta quinta-feira (02), o Governo do Estado de Santa Catarina já havia anunciado que declararia estado de emergência pela superlotação do sistema hospitalar catarinense. Também na quinta, o município de Passos Maia já havia decretado a volta do uso de máscaras no município. A crise na saúde, que tem como símbolo a situação do Hospital Regional do Oeste em Chapecó, seguirá sendo acompanhada pela reportagem do portal.