OUÇA AO VIVO

InícioSAÚDEEm seis meses, Chapecó registra sete vezes mais casos confirmados de dengue...

Em seis meses, Chapecó registra sete vezes mais casos confirmados de dengue do que em 2019


Desde o início de 2020, Chapecó já registrou 126 casos confirmados de dengue através de exames do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC). O número é sete vezes maior do que os casos confirmados em 2019, que durante todo o ano, registrou 18 casos confirmados.

- Continua após o anúncio -

Entre os 126 casos, 106 são autóctones – ou seja, foram adquiridos no próprio município. Outros cinco foram importados, três por vínculo epidemiológico e doze passam por investigação do local de infecção. Durante os primeiros meses do ano, foram investigados 461 casos de dengue, destes 333 casos negativos e dois aguardam resultado de exames. 

A Secretaria da Saúde pede que a população receba os Agentes de Combate às Epidemias e siga orientações repassadas pela equipe, além de eliminar depósitos que possam acumular água e fazer uma vistoria no terreno para recolher possíveis criadouros do mosquito que transmite a doença, o Aedes Aegypti.

- Continua após o anúncio -

Conforme a Secretaria da Saúde, as pessoas têm que usar repelente, prestar atenção nos sintomas e procurar o serviço de saúde mais próximo. Os principais sintomas da dengue são:

• Febre alta > 38.5ºC.

• Dores musculares intensas.

• Dor ao movimentar os olhos.

• Mal estar.

• Falta de apetite.

• Dor de cabeça.

• Manchas vermelhas no corpo.

Outras doenças

Em 2020, foram registrados sete casos suspeitos de Zika – destes, seis negativos e um aguarda resultado do exame. Já entre os casos de chikungunya, quatro foram registrados – três negativos  casos da doença foram registrados e um aguarda resultado de exame.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se