Para monitorar as ações que estão sendo realizadas frente a emergência em saúde do Estado de Santa Catarina, decretada no último dia 03 de junho, foi publicada nesta sexta-feira (10), a portaria que institui a instalação da Sala de Situação.
Este ambiente de trabalho será composto pelo gabinete da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e superintendências; pelo Ministério Público (MPSC) e Ministério da Saúde, além do Conselho Estadual de Saúde e das Secretarias Municipais de Saúde.
O Governo do Estado, por meio da SES, está trabalhando em diferentes áreas de atuação, divididas em: prevenção, aporte financeiro para a atenção primária por meio de convênios com os municípios e investimentos na ampliação de leitos.
Os valores repassados aos entes municipais visam a ampliação do enfrentamento à dengue e as doenças respiratórias, por meio da aquisição de medicamentos, equipamentos e materiais permanentes, além do custeio de horas trabalhadas por profissionais de saúde, entre outras atividades.
O acompanhamento em tempo real das ações será realizado pelo gabinete e superintendências, que farão parte da Sala de Situação. Além disso, serão realizadas, a cada 14 dias, reuniões com o grupo ampliado, promovendo discussões e a atualização das ações prevista e já realizadas.