OUÇA AO VIVO

InícioSAÚDEEm nota, SC confirma que seis municípios catarinenses já tiveram surtos de...

Em nota, SC confirma que seis municípios catarinenses já tiveram surtos de sarna em 2024

Além disso, há quatro municípios catarinenses investigando por possíveis surtos, saiba detalhes

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (03), o governo de Santa Catarina confirmou que seis municípios catarinenses – Florianópolis (janeiro/maio), Criciúma (fevereiro), Barra Velha (março), Itajaí (abril) e Balneário Camboriú (junho) – já tiveram surtos de sarna em 2024. Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, esclareceu que a escabiose, popularmente chamada de sarna, não é uma doença de notificação compulsória, enquanto caso individual e isolado.

Além disso, a nota ainda cita que há quatro cidades de SC, que são investigadas por possíveis surtos de escabiose (Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí e Itapema).

Confira a nota

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, esclarece que a escabiose, popularmente chamada de sarna, não é uma doença de notificação compulsória, enquanto caso individual e isolado.

- Continua após o anúncio -

Assim como nos demais estados que possuem a notificação da doença, a DIVE/SC também esclarece que a vigilância epidemiológica estadual está atenta a ocorrências de surtos de escabiose, com o monitoramento e acompanhamento dos casos, e suporte às ações e investigações epidemiológicas municipais.

No período de 1º de janeiro até esta quarta-feira (26/06), foram notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) seis (06) surtos de escabiose no território catarinense, nos municípios de Florianópolis (janeiro/maio), Criciúma (fevereiro), Barra Velha (março), Itajaí (abril) e Balneário Camboriú (junho). 

Além das notificações já registradas, é de conhecimento da DIVE/SC, que há quatro (04) municípios catarinenses investigando possíveis surtos de escabiose: Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí e Itapema. 

Informações detalhadas sobre os surtos investigados devem ser demandadas aos respectivos municípios.

Mais informações sobre escabiose aqui.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

146,000SeguidoresCurtir
103,500SeguidoresSeguir
55,600SeguidoresSeguir
12,800InscritosInscreva-se