Durante uma live, na tarde desta quarta-feira (17), o prefeito de Chapecó, João Rodrigues informou que funcionários públicos do município poderão ficar em casa para cuidar de filhos, de até cinco anos, devido a suspensão das aulas, pelo atual momento que Chapecó vive, em relação à Covid-19. João também fez um apelo à classe empresarial de Chapecó e pediu que empresários façam o mesmo.
Segundo João Rodrigues, a decisão é apenas para um dos pais, “não é pai e mãe é pai ou mãe”, disse o prefeito.
“A prefeitura, por decisão nossa, informa que todos os servidores que tiverem filhos de até cinco anos de idade, não é pai e mãe é pai ou mãe, estão liberados do trabalho, até o dia primeiro de março. Só comuniquem o setor onde trabalham e o RH será comunicado”, informou João Rodrigues.
Leia Mais: Covid-19: Chapecó registra três bebês internados na UTI Neonatal
O prefeito ainda fez um apelo para a classe empresarial de Chapecó e pediu que a decisão da prefeitura seja repetida por empresários, lojistas e comerciantes. João também disse que a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic) montou um informe para todos os associados, a pedido da Administração Municipal, com a sugestão de deixar pai ou mãe em casa com os filhos.
“Eu quero fazer um apelo. Atenção empresários de Chapecó, lojistas e comerciantes. Se você tem uma funcionária, com filho de até cinco anos de idade, o que nós estamos pedindo é que libere para que ela fique em casa cuidando do seu filho [..] Não custa nada deixar o funcionário em casa. ‘Ah!, mas eu não posso!’ Vai ser melhor o lockdown, então? É melhor fechar tudo? Não é esse o caminho”, declarou João Rodrigues.
Segundo João Rodrigues, se uma mãe ou um pai que precisam ir trabalhar, deixam o filho com alguém, a criança pode se contaminar com a Covid-19. Contaminada, ela pode passar para os pais, que podem infectar o local onde trabalham. O prefeito de Chapecó disse que fez esse apelo, porque o interesse do município é que as aulas voltem no dia primeiro de março.
Situação em Chapecó
Atualmente, Chapecó possui 2.395 ativos da Covid-19, onde 155 pessoas estão internadas pelo vírus -61 em UTIs (44 em leitos públicos e 17 em leitos privados) e 84 em enfermaria (26 em leitos públicos e 58 em leitos privados). Conforme a Administração Municipal, Chapecó já registrou 19.442 casos confirmados.
Nesta quarta-feira, Chapecó registrou mais três mortes em decorrência a Covid-19 e chegou a 164 óbitos relacionadas ao novo coronavírus.
Dezembro – encerrou com 123 mortes
Janeiro – encerrou com 140 mortes – foram registradas 17 no mês
Fevereiro – contabiliza 164 mortes – em 16 dias, foram registradas 24 – são sete a mais que o número de janeiro.